publicidade
Economia

Estado do Rio anuncia plano de retomada da economia

Curva de contaminação descendente e taxa de ocupação de UTI abaixo de 90% são condicionantes para início do processo de abertura.

Witzel libera plano de retomada da economia fluminense | Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Curva de contaminação descendente e taxa de ocupação de UTI abaixo de 90% são condicionantes para início do processo de abertura

Witzel libera plano de retomada da economia fluminense | Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

O governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta quarta-feira, o plano de reabertura da economia, que deve começar a ser implantado a partir do começo de junho, com o fim do confinamento social.

Receba nossas atualizações

Para que a retomada aconteça, as cidades precisarão estar com as curvas de contaminação pelo coronavírus em queda e com as taxas de ocupação das UTIs abaixo de 90%. Segundo o governador Wilson Witzel, se a retomada for iniciada em 1º de junho, o Estado deve estar com a economia rodando normalmente até meados de agosto.

O plano atribui bandeiras de três cores para definir quem pode ou não retomar as atividades, levando em consideração o ritmo de contágio da doença e o número de leitos de terapia intensiva disponíveis.

Na bandeira vermelha, o confinamento social é mantido, mas bares e restaurantes podem abrir com ocupação de 30% de seus espaços.

Na amarela, as recomendações contra aglomerações continuam e os locais públicos de lazer e turismo permanecem fechados. O transporte público voltaria integralmente e o comércio, de forma parcial, com os restaurantes operando com 50% de suas capacidades e as academias podendo reabrir. Aulas e eventos continuariam proibidos e o uso de máscaras seguiria obrigatório. É o que deve acontecer a partir de 1º de junho, segundo o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Guilherme Mercês.

Por fim, na bandeira verde, todas as atividades econômicas poderiam ser retomadas, com a continuidade do uso das máscaras e a medição diária da temperatura de funcionários nas empresas. Para isso, as UTIs públicas precisam ter ocupação abaixo de 70% e a queda no número de casos de covid-19 precisa ser sustentada.

11 comentários
  1. Alvaro
    Alvaro

    Retomada da economia no Rio ? Ha , ha, ha, ha, ha ha!!!! Falida!

  2. Leila
    Leila

    Vejam a “genialidade” do Dinossauro (MA): em seu decreto publicado ontem, somente pequenos negócios, FAMILIARES, serão liberados para funcionar. Isto nada mais é que OPRIMIR, INTIMIDAR e BARGANHAR com a população. O TOP 7 DA MORTE gostou da ditadura!! É cada uma!
    Daqui a pouco vão decretar o dia certo para gatos e cachorros passearem nas ruas.

  3. Leila
    Leila

    Bolsonaro está com “TRUNFOS” nas mãos, o veto ao aumento de servidores e a sanção BILIONÁRIA em ajuda aos estados. Veremos hoje, o ditadores das províncias virarem gatinhos.

  4. Flávio
    Flávio

    Tá difícil a briga pelo título de governador do Sudeste mais incompetente entre Dória e Witzel. Talvez o desempate terá de ser por quem conseguiu superfaturar mais a compra de respiradores.

  5. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    Se até hoje não conseguem determinar com exatidão o número de casos da Covid-19, no Estado, jamais conseguirão detectar os números da FOME, provocada pelo Breque econômico, provocado pelas autoridades municipais e estaduais.

  6. Simone
    Simone

    Em meados de agosto nada estará normal. Estamos quebrados.
    Ditador.

  7. Coeli
    Coeli

    Não vai ter tempo de publicar o decreto. Estará junto com o Cabral.

    1. Marcelo Gurgel
      Marcelo Gurgel

      O plano para dar certo tem que começar pela renúncia do Governador.

  8. Paulo
    Paulo

    Witzel ainda não foi preso?! O STF destruiu mesmo o resquício de justiça que havia no país.

  9. Cristina
    Cristina

    Isso é um louco psicopata impondo regras loucas para uma simples gripe criada pela OMs e china para implantarem o regime comunista!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.