publicidade
Economia

Desemprego no Brasil se mantém em 11% em fevereiro

Segundo o IBGE, a porcentagem representa 12 milhões de brasileiros

agronegócio saldo vagas
Número interrompe série de 3 meses de queda | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11% no trimestre encerrado em fevereiro, divulgou nesta quinta-feira, 31, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, o índice se mantém no mesmo patamar do último retrato divulgado, com conclusão em janeiro.

De acordo com o levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua, 12 milhões de brasileiros enfrentam a falta de emprego atualmente.

Receba nossas atualizações

Segundo o IBGE, o número de desempregados recuou 3% em relação ao trimestre anterior (setembro a novembro de 2021) e 19% na comparação ao mesmo período do ano passado, com recorte ao final de fevereiro de 2021.

Apesar da estabilidade sobre o desemprego no Brasil, o rendimento médio real foi estimado em R$ 2.511, nos mesmos níveis do trimestre anterior, mas no menor patamar já registrado em um trimestre encerrado em fevereiro desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.

Outros pontos da pesquisa

  • O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 34,5 milhões de pessoas, subindo 1% frente ao trimestre anterior e 9,5% na comparação anual.
  • O número de empregados sem carteira assinada no setor privado (12 milhões de pessoas) apresentou estabilidade em relação ao trimestre anterior e teve alta 18,5% (quase 2 milhões de pessoas) no ano.
  • O contingente de trabalhadores domésticos (5,5 milhões de pessoas) apresentou estabilidade na comparação com o trimestre anterior e subiu 20% (mais 975 mil pessoas) no ano.
  • O número de empregadores (4 milhões de pessoas) subiu 5% (cerca de 200 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e 7,5% (285 mil pessoas) em relação ao mesmo trimestre de 2021.
  • Já o número de empregados no setor público (pouco mais de 11 milhões de pessoas) apresentou estabilidade nas duas comparações.

Relacionadas

3 comentários
  1. Regi
    Regi

    O desemprego no setor privado é diretamente proporcional ao emprego no setor público! É só aumentar o número de empregados no setor público que cai no setor privado juntamente com a crise provocada pelo aumento de gastos públicos.

  2. Osmar Maurilio Bogo
    Osmar Maurilio Bogo

    Mas se juntarmos o informais,teremos bem menos trabalhadores sem atividade.

  3. Osmar Maurilio Bogo
    Osmar Maurilio Bogo

    Mas se juntarmos o informais,teremos bem menos trabalhadores sem ayuvidade.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.