publicidade
Economia

Confiança do consumidor cai ao menor patamar em 6 meses

Há uma percepção de piora da situação atual, afirma pesquisa da FGV

confiança do consumidor - confiaça empresário comércio - fecomerrciosp
Entidade avisa: confiança do empresariado do setor de comércio está em baixa em SP | Foto: Tãnia Rêgo/Agência Brasil

A confiança do consumidor brasileiro caiu em fevereiro para o menor patamar em seis meses, devido à percepção de piora da situação atual, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 24.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve queda de 1,3 ponto, a 84,5 pontos, menor nível desde agosto de 2022 (83,6 pontos).

Receba nossas atualizações

Em nota, a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt, disse que, “no geral, há uma percepção de piora da situação atual”, e que essa percepção “é mais percebida pelas famílias de menor poder aquisitivo”. “As perspectivas ainda são cautelosas, apesar de os consumidores ainda serem otimistas em relação ao mercado de trabalho”, avaliou.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção dos consumidores sobre o momento presente, caiu 1,8 ponto em fevereiro, para 69,3 pontos, pior resultado desde maio de 2022 (69,1). Já o Índice de Expectativas (IE), indicador do sentimento sobre os próximos meses, perdeu 0,9 ponto, para 95,8 pontos.

Viviane também disse, na nota, que o contexto econômico das famílias é semelhante. “Maior endividamento, taxas de juros elevadas, desaceleração da atividade econômica e a elevada incerteza devem manter a confiança em patamares baixos em 2023”.

Relacionadas

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Christian
    Christian

    Esperem o resultado daqui a seis meses, isto, se conseguirem chegar até lá.

    1. Francisco Carlos Dos Santos Morais
      Francisco Carlos Dos Santos Morais

      Excelente ponto de vista. Não estamos indo para o precipício, já estamos no meio dele

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade