publicidade
Economia

BNDES passa a participar de reuniões da Febraban

Medida atende a um pedido do presidente do banco, Aloizio Mercadante

BNDES Febraban Mercadante

A diretoria da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aprovou, nesta quinta-feira, 16, a adesão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à entidade. A medida foi acordada depois de uma reunião nesta manhã. A decisão atende a um pedido do novo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

De acordo com a Febraban, “o BNDES, como agência de fomento mais importante do país e instituição financeira com características próprias, sem paralelo no sistema bancário brasileiro, formalizou o pedido de ingresso, que será referendado pela governança da Febraban”.

Receba nossas atualizações

No início do mês, Mercadante declarou, durante discurso de posse, a intenção de integrar a instituição financeira à Febraban. Contudo, fez ressalvas sobre a decisão. “Precisamos de parcerias, e o BNDES pode contribuir para reduzir o risco, para abrir novos mercados, para alongar prazos e para elaborar bons projetos para os investimentos”, observou.

Mercadante no BNDES

Ao tomar posse, o presidente do BNDES confirmou que o banco irá financiar obras em países de esquerda. Os governos Lula e Dilma adotaram tal prática entre 2003 e 2006.

Naquela época, cerca de 80 obras em diferentes ditaduras da América Latina e na África receberam financiamentos vultosos e com excelentes condições, como longo prazo para pagamento e baixa taxa de juros. Ainda assim, Moçambique deu calote e até hoje não pagou os financiamentos.

Em viagem à Argentina, no fim de janeiro, Lula confirmou o retorno dos financiamentos internacionais, suspensos nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Christian
    Christian

    Isto é bom, pois assim, a Febraban manterá o BNDS informado sobre as prioridades de investimento NO BRASIL.
    E o BNDE não poderá dizer que não sabia…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.