publicidade
Economia

Americanas devolve 20% dos galpões usados para e-commerce

Varejista ainda vai desocupar espaços em mais três cidades

Americanas recuperação
Foto: Divulgação/Americanas

Antes mesmo de descobrir o rombo de R$ 20 bilhões e de pedir recuperação judicial, a Americanas já vinha devolvendo galpões de armazenagem de produtos para o comércio eletrônico. Neste ano, a varejista, que também tem forte atuação no e-commerce, devolveu um espaço em Fortaleza (CE) e pretende usar a estrutura de Recife (PE).

Levantamento nacional feito pela SDS Properties, imobiliária especializada em galpões em condomínios logísticos, mostra que em 2022 a Americanas chegou a ocupar 830 mil metros quadrados em condomínios. Desse total, a empresa devolveu quase 20%. Foram desocupados barracões entre Betim (MG), Resende (RJ), Cajamar (SP) e Ribeirão Preto (SP).

Receba nossas atualizações

Neste ano, além do galpão em Fortaleza, a varejista também vai devolver espaços que somam 69 mil metros quadrados em Hortolândia (SP) e nas regiões metropolitanas de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Segundo a presidente da imobiliária e responsável pelo levantamento, Simone Santos, “as devoluções podem afetar pontualmente preços em mercados onde a vacância é elevada”. Em entrevista ao Estado de S. Paulo, ela disse que há risco para o mercado em Porto Alegre (RS), onde a taxa de vacância chega a quase 17%, bem acima da nacional, que é de 10,4%.

Das áreas onde a Americanas tem galpões alugados, cujas devoluções poderiam ter impacto no mercado, caso ocorram, Simone aponta Recife e Pará, onde a varejista ocupa 10% e 50% dos espaços locais, respectivamente. O Rio de Janeiro também preocupa. A empresa ocupa cerca de 80 mil metros quadrados de galpões, e a cidade tem uma das maiores taxas de vacância do Brasil, de 16%.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade