publicidade
Curiosidades

Anvisa proíbe suplemento que prometia tratar diabetes

Com a medida, ficam proibidas a fabricação, a venda e a propaganda do Glicopill em todo o país

O suplemento alimentar Glicopill, proibido pela Anvisa | Foto: Reprodução
O suplemento alimentar Glicopill, proibido pela Anvisa | Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda do suplemento alimentar Glicopill, comercializado em cápsulas e anunciado como capaz de equilibrar a glicemia de forma “saudável”.

Além da proibição, a Anvisa determinou a apreensão do produto e o fim da fabricação, da distribuição, da importação, da propaganda e do uso em todo o país.

Receba nossas atualizações

A medida foi tomada depois de a agência identificar propagandas do suplemento em plataformas de venda na internet. No site oficial, o Glicopill era anunciado como “a fórmula mais eficiente para controle da diabetes”.

Segundo a Anvisa, o produto infringe diversas normas sanitárias, entre elas a ausência de registro, rotulagem irregular e falta de aprovação sanitária.

Empresa responsável pelo medicamento não se manifestou sobre proibição da Anvisa

A decisão da Anvisa foi oficializada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 19 | Foto: Reprodução/Flickr
A decisão da Anvisa foi oficializada no Diário Oficial da União | Foto: Reprodução/Flickr

A agência reforça que é proibida a comercialização de produtos com promessas terapêuticas, especialmente quando associados ao tratamento ou controle de doenças, como diabetes. A empresa responsável pelo Glicopill não se manifestou publicamente.

O descumprimento de normas sanitárias pode resultar em advertência, multa que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, apreensão e inutilização do produto, além da suspensão da fabricação, da venda e de propaganda, conforme a Lei nº 6.437/1977.

Em casos mais graves, como a comercialização de produtos sem registro ou com promessas terapêuticas, a infração pode levar à interdição do estabelecimento, ao cancelamento de licenças e ao encaminhamento do caso ao Ministério Público, quando há indícios de crime contra a saúde pública ou propaganda enganosa.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade