publicidade
Curiosidades

Aconteceu em 7 de dezembro

Conheça alguns fatos curiosos da história do Brasil e do mundo ocorridos neste dia

7 de dezembro
"The Blue Marble". Vista da Terra, assim como foi avistada pela tripulação da Apollo 17 viajando em direção à Lua. Imagem: Nasa/Reprodução

Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 7 de dezembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.

Mundo

  • (43 a. C.) No dia 7 de dezembro, Cícero, célebre orador, é assassinado a mando do político romano Marco Antônio, seu rival.

Tragédias & Catástrofes

  • (1703) A Grande Tempestade de 1703, a maior série de tempestades já registrada na região sul da Grã-Bretanha, chega à costa e causa a morte de mais de nove mil pessoas.

Cultura Pop

  • (1732) Em Londres, é inaugurada a Royal Opera House, uma das maiores casas de concerto do mundo;
  • (1842) No dia 7 de dezembro, a Orquestra Filarmônica de Nova York realiza o seu primeiro concerto;
  • (1932) Albert Einstein recebe cidadania norte-americana. O físico judeu nascido na Alemanha já havia se naturalizado suíço.
Brasil
  • (1866) O governo imperial do Brasil aprova a abertura da navegação do rio Amazonas e seus afluentes e do rio São Francisco aos navios mercantes de todas as nações;
  • (1940) Getúlio Vargas, o então presidente da República, promulga o novo Código Penal Brasileiro;
  • (1970) Giovanni Enrico Bucher, o então embaixador da Suíça no Brasil, é sequestrado por delinquentes comunistas no Rio de Janeiro;
  • (1987) No dia 7 de dezembro, o Plano Piloto de Brasília é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
7 de dezembro
Plano Piloto de Brasília, projetado pelo urbanista Lúcio Costa. Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução
Guerras & Rumores
  • (1917) Ao declarar guerra contra o Império Austro-Húngaro, os Estados Unidos (EUA) entram na Primeira Guerra Mundial;
  • (1941) Ataque a Pearl Harbor: a Marinha Imperial do Japão deflagra um ataque surpresa à Frota do Pacífico dos EUA e a suas forças aéreas do Exército e da Marinha.
Ciência & Tecnologia
  • (1961) A Nasa anuncia o início de um projeto para estender o programa espacial de voos tripulados, desenvolvendo assim uma nave espacial para dois tripulantes;
  • (1972) Lançamento da Apollo 17: durante a última missão lunar da Apollo, os astronautas registram a famosa fotografia conhecida como The Blue Marble (A Bola de Gude Azul).
Mortes
  • (1848) Martins Pena, dramaturgo e diplomata brasileiro nascido em 1815. Ao introduzir a comédia de costumes no Brasil, Pena foi considerado “o Molière brasileiro”;
  • (1927) Carlos de Laet, jornalista e poeta brasileiro nascido em 1847. Tendo sido um dos mais destacados intelectuais do seu tempo, Laet foi perseguido pelo governo ditatorial da República por ser declaradamente monarquista.

Receba nossas atualizações

“Não há brutalidades de opressão que matem o amor à liberdade”. Carlos de Laet.

Leia também

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade