publicidade
Curiosidades

18 de outubro na História: nasce o ator Grande Otelo

Mineiro de Uberlândia chegou a ser considerado um dos melhores atores do mundo pelo diretor norte-americano Orson Welles

Como 'Seu Estáquio', Grande Otelo fez suas últimas aparições ao grande público atuando na Escolinha do Professor Raimundo, em 2017, em companhia de Chico Anysio | Fonte: TV Globo/Divulgação
Como 'Seu Estáquio', Grande Otelo fez suas últimas aparições ao grande público atuando na Escolinha do Professor Raimundo, em 2017, em companhia de Chico Anysio | Fonte: TV Globo/Divulgação

Em 18 de outubro de 1915, o Brasil ganhava um dos seus maiores artistas. Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Otelo, nascia em Uberlândia (MG). Morreu em 26 de novembro de 1993, em Paris

Considerado pelo diretor norte-americano Orson Welles como um dos maiores atores do mundo, trabalhou no teatro, no rádio, no cinema e na televisão. Ficou conhecido, principalmente, por ser o primeiro artista negro a ganhar destaque na mídia nacional.

Receba nossas atualizações

Leia mais notícias de História na Oeste

Otelo começou cedo na vida artística. Aos sete anos se apresentou em um circo que passava por Uberlândia. Atuava como a esposa do palhaço e, assim, fez muito sucesso. 

Recebeu o apelido de Grande Otelo durante a sua participação na Companhia Lírica Nacional, em São Paulo. Acima de tudo, graças a sua voz de tenor, seu maestro disse que um dia Sebastião cantaria a ópera Otelo, de Giuseppe Verdi.

No começo era Pequeno Otelo, mas depois da fama, a crítica carioca o denominou de Grande. Entre seus trabalhos estão os filmes Moleque Tião (1943), Este mundo é um pandeiro (1946) e Zona norte (1957).

Grande Otelo: pequeno grande artista

Na infância, Grande Otelo foi parar no juizado de menores, onde foi adotado pela família do político Antônio de Queiroz. 

O radialista e cineasta Orson Welles para quem Grande Otelo foi um dos maiores atores do mundo | Foto: Reprodução/Cohen Media Group)
O radialista e cineasta Orson Welles, para quem Grande Otelo foi um dos maiores atores do mundo | Foto: Reprodução/Cohen Media Group)

No cinema, outro ponto alto da sua carreira ocorreu em 1942, quando participou, primeiramente, do filme It s All True, de Orson Welles. Filmou também Fitzcarraldo (1982) com o diretor Werner Herzog, na floresta amazônica. 

A partir dos anos 60, ele foi contratado pela TV Globo, onde atuou em novelas e também na Escolinha do Professor Raimundo, no início dos anos 90. Depois disso, seu último trabalho foi uma participação na telenovela Renascer, pouco antes de morrer. 

Evento na Prefeitura de São Paulo, em 1978, quando Grande Otelo recebeu o título de cidadão paulistano | Foto: Acervo Câmara Municipal de São Paulo
Evento na Prefeitura de São Paulo, em 1978, quando Grande Otelo recebeu o título de cidadão paulistano | Foto: Acervo Câmara Municipal de São Paulo

Em 1978, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Roberto Cardoso Alves, assinou o decreto legislativo nº 14, que concedeu o título de cidadão paulistano ao artista. Mais tarde, em 1994, a lei 11.531, do Executivo, denominou o Polo Cultural e Esportivo situado no Anhembi com seu nome.

Veja também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade