publicidade
Brasil

Vacina brasileira contra a covid-19 deve ser testada em humanos em junho

'Se tudo correr bem, até o fim do ano a gente pode começar a vacinar', afirma CEO da startup que desenvolve o imunizante

vacinação contra covid
Foto: Miguel Noronha/Futura Press/Estadão Conteúdo

Em junho deste ano, devem começar os testes em humanos da Versame, uma vacina em desenvolvimento no Brasil para combater a covid-19. A estimativa é de Helena Faccioli, CEO da Farmacore, startup de biotecnologia que conta com apoio da USP e financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para desenvolver o imunizante — o custo total do projeto é orçado em R$ 340 milhões.

Leia também: “Nova remessa de vacinas da Pfizer chega amanhã”

Receba nossas atualizações

Em 15 de março, a empresa ingressou com o pedido para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar os testes em humanos nas fases 1, 2 e 3. Passados dois dias, o órgão requisitou mais documentos, que, segundo a fabricante, serão enviados em breve. Caso a permissão seja concedida, 360 voluntários participarão das duas primeiras fases — 240 receberão o imunizante e o placebo será aplicado nos demais. A terceira etapa terá 20 mil participantes.

“Se tudo correr bem, até o fim do ano a gente pode começar a vacinar”, afirmou Helena. “Tem que começar a produzir lotes comerciais já.” De acordo com a executiva, a empresa pretende iniciar a produção do imunizante em larga escala antes mesmo da aprovação do produto pela Anvisa.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Ricardo Contieri
    Ricardo Contieri

    Torçamos muito para que funcione! Ficarmos independentes dos “”cientistas”” do exterior é um alento! 💪💪💪

  2. Lucio Sattamini
    Lucio Sattamini

    Eu me apresento como voluntário para receber o placebo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade