publicidade
Brasil

Uso preventivo de hidroxicloroquina reduz risco de agravamento da covid-19, reconhece estudo

Pesquisadores lamentam que o remédio tenha sido desacreditado pela comunidade científica

hidroxicloroquina covid-19
Foto: Divulgação

O periódico científico Revista Europeia de Epidemiologia publicou no dia 9 uma revisão de estudos sobre a possível eficácia da hidroxicloroquina na prevenção da covid-19. O estudo selecionou 88 pesquisas, que passaram por um filtro, restando 11 trabalhos:

  • Sete que administraram a substância antes de a pessoa ter tido contato com o novo coronavírus;
  • Quatro em que as pessoas tomaram hidroxicloroquina depois da infecção.

A seleção desses 11 trabalhos incluiu apenas estudos conhecidos como “padrão ouro” das pesquisas com medicamentos:  randomizados, controlados por placebo, duplo-cego. Nesse tipo de estudo, a administração do medicamento é aleatória: parte do grupo recebe placebo (como uma pílula de farinha, sem efeito), e a outra recebe o remédio em teste, mas nem o paciente nem o pesquisador sabem o que está sendo administrado.

Receba nossas atualizações

O levantamento com sete pesquisas mostrou que os pacientes que tomaram o remédio antes da infecção apresentaram redução de 28% no risco de agravamento da covid-19. Já a análise dos quatro estudos informou que os resultados são praticamente nulos.

Entre os cinco autores, dois são da Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas do mundo. Um deles é o cientista Xabier Garcia-De-Albeniz, líder do estudo e pesquisador Associado do Departamento de Epidemiologia da Universidade. Outro é Miguel Hernan, Membro do Corpo Docente em epidemiologia e bioestatística da Harvard-MIT Division of Health Sciences & Technology, além de ser diretor do CAUSALab, uma entidade de Harvard que visa a orientar políticas públicas.

Os pesquisadores lamentaram a falta de mais trabalhos científicos sobre o caso. “No início da pandemia, houve uma conclusão prematura de que a hidroxicloroquina não tinha efeito profilático, quando a conclusão correta seria que o efeito estimado era muito impreciso”, informa o estudo.

O texto cita pesquisas sobre a hidroxicloroquina do começo da pandemia de covid-19, com amostragem pequena, que eram contestadas em relação ao desenho experimental. À época, a droga foi desacreditada pela comunidade científica e por veículos de mídia, que chamaram os defensores do remédio de “negacionistas”. Para os autores do estudo, isso não deveria ter ocorrido.

Leia também: “A solução que venceu a ideologia”, reportagem publicada na Edição 3 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

45 comentários
  1. Seu Aprilio
    Seu Aprilio

    Eu Tomei cloroquina e ivermectina antes de saber que esses produtos não eram de origem científica. Se eu soubesse que tinham sido produzidas pelo próprio Capiroto, nas profundezas do inferno… tomaria também! A picadinha…. não tomei. Agora estou na dúvida…será que eu morri? Segundo a velha imprensa, sim.

  2. FABIO PERNA
    FABIO PERNA

    Alguém acha que a indústria farmacêutica iria patrocinar ou deixar publicar na grande midia algum estudo que mostrasse que um medicamento de baixo custo podia salvar vidas? Para está indústria quantos mais morressem e quanto mais a midia tocasse o terror melhor pois então eles viriam com suas vacinas inquestionáveis a preços indiscutíveis para salvarem os apavorados e desprotegidos humanos. Assim os culpados pelo COVID são os chineses e os culpados por não termos tratamento precoce foram as indústrias farmacêuticas. Esses são os verdadeiros genocidas. E não vamos esquecer de quem os apoiaram firmemente: mídia,políticos,médicos,judiciário,ongs

  3. John Wayne
    John Wayne

    A “comunidade científica”, caro sr. jornalista, trabalhou com o Mal para obrigar as pessoas a tomarem experimentos sem eficácia comprovada, com o nome de “vacinas”. Já os cientistas sérios, sofreram abusos por parte da mídia “liberal”, como se diz nos US e aqui nos chamamos de vermelha. O médico Vladimir Zelenko, morto no final de junho agora, foi um dos grandes combatentes contra o experimento chamado de “vacina” pela mídia. Ele defendeu o tratamento exposto aqui e foi perseguido. Ele tratou e curou inúmeras pessoas dessa doença vindo do China. Ah, ele morreu de câncer no pulmão, não do tal vírus.

    PS: o Dr. Zelenko usava a combinação de hidroxicloroquina, azitromicina e zinco, em seus pacientes e obteve sucesso com esse tratamento preventivo.

  4. Romeu José Paludo
    Romeu José Paludo

    A hidroxicloroquina não foi desacreditada pela comunidade científica. Foi execrada pelo senador frufru cheio de ódio e pelo colega alagoano assaltante. Depois outro senador. E mais um que se diz médico. Crucificaram uma médica que foi intimada a prestar depoimento, vilipendiaram as falas de quem defendia o medicamento… E vem um dito “Consórcio de Imprensa” ajudar na difamação. O Bonner deve estar rindo à toa de tanto dinheiro que recebeu pelas mentiras veiculadas. E se diz um checador de notícias…Portanto parte da comunidade científica se calou e isso foi grave. Mas não foi ela a desprezar a medicação. Foram os políticos e o “consórcio de imprensa”.

  5. Mauricio Angeli Spinosa
    Mauricio Angeli Spinosa

    Inúmeros “especialistas” foram apontados pela imprensa e pelo campo político adversário para demonizar o uso de medicamentos para o tratamento de pacientes que contraíram a peste chinesa.
    As atitudes hostis contra profissionais de saúde que apesar do patrulhamento prescreveram os medicamentos e salvaram os seus pacientes.
    Hoje, com estudos “padrão ouro”, comprovou-se que o protocolo de tratamento imediato é efetivo. Çonclui-se então que, por efeito da hostilidade de elementos como Natália Pasternak, Luana Araújo, Átila Lamarino, os senadores Otto Alencar, Omar Aziz, Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros, Humberto Costa, Simone Tebet, Eliziane Gama e Leila do Volei, para não estender muito, muitos brasileiros deixaram de receber tratamento, assim como não foram atendidos com respiradores cuja verba para compra foi desviada por governadores sem escrúpulo.
    O que acontecerá com essas pessoas?
    Sairão impunes desse verdadeiro crime que ceifou a vida de milhares?

  6. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Quanto mal os esquerdopatas fizeram à população brasileira com suas ações contra o uso da hidroxicloroquina.

  7. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Morra em casa. A cloroquina a gente vê depois.

  8. Paulo Mesquita de Queiroz Fonseca
    Paulo Mesquita de Queiroz Fonseca

    Vai ser difícil vencer Bolsonaro. O Homem não erra uma…Esta é mais uma que ele acertou. O problema é que a mídia e a oposição tresloucada investiram tudo na derrota do homem na pandemia…Mas ele está ficando cada vez mais forte… O homem é um gênio e aqueleas que batem de frente com ele desonera igual ovo no sol.

    1. Hermes
      Hermes

      Comentário perfeito.
      Todos,todos mesmo que foram contra o Bolsonaro, nas horas mais críticas do seu mandato,perderam,pois usaram da mentira e da maldade para derrotá-lo.
      O feitiço virou contra o rabo do feiticeiro.Estes são inúmeros e outros virão.

  9. Ricardo Contieri
    Ricardo Contieri

    Quando começará o julgamento daqueles que PROIBIRAM o uso do medicamento que salva??
    Bando de canalhas!

  10. Nilce
    Nilce

    Lutemos p/ q isso ñ aconteça com a Varíola dos Macacos, que diga-se de passagem é transmitida por um roedor, o macaco se infectou, que passou p/ humanos (no início 90% homossexuais) e que agora é transmitida até pelo contato com a pele.
    Um partido de esquerda já entrou no STF obrigando que o Gov.Federal adquira vacinas p/ toda população e torne a vacinação compulsório. STF aceitou e está dando continuidade ao pedido.

  11. Cervantes 51
    Cervantes 51

    O Medicamento foi demonizado pela esquerda e pela midia militante os verdadeiros genocidas, pois muitas vidas poderiam ter sidos salvas se não fosse a histeria desta turma, eu peguei segui o protocolo precoce e no 3 dia já estava bom, agora quem pegou e tomou dipirona o virus se multiplicou livremente e muitos evoluiram para o estado critico e muitos morreram.

  12. Mauricio Aniceto Gonçalves
    Mauricio Aniceto Gonçalves

    Vendo essa matéria, lembrei da época da Pandemia em que “o fascismo tomando conta do Brasil”, eu fui a favor da Cloroquina e tomei varias vezes como preventivo.
    E agora como vai ficar a situação dos negacionistas?
    na verdade negacionistas são os esquerdistas que não aceitaram a cloroquina.

  13. Paiva Neto
    Paiva Neto

    e Agora quem são Mesmo, os Genocidas. Um Bando de Vagabundos. Que Probiam Medicamentos que Salvam Vidas. e que só Procure Ajudar Medica. Quando tiver Faltar de AR.

    1. Mauricio Aniceto Gonçalves
      Mauricio Aniceto Gonçalves

      Eu tenho vergonha de ser representado por estes Ministros do Supremo, e vergonha de ver gente defendendo bandidos.

  14. Remi Backes
    Remi Backes

    Quero ver a cara de ratazana, da Amanda Klein, dizer, “remédio comprovadamente ineficiente”, eu tenho ódio desse pessoal, poderiam ter sido salvas milhares de vidas com o tratamento precoce que eles demonizaram. São assassinos.

  15. José Antonio Debon
    José Antonio Debon

    Vamos se a imprensa podre tem coragem ou a cara de pau suficiente para publicar isso.

  16. Claudio Haddad
    Claudio Haddad

    QUANDO A VERDADE FOR REESTABELECIDA, ESPERAMOS QUE OS VERDADEIROS RESPONSAVEIS PELA OMISSÃO DO USO DE FARMACOS , SEJAM LEVADOS A TRIBUNAL ISENTO E DEVIDAMENTE SENTENCIADOS….

  17. Angela
    Angela

    A VERDADE sobre o vírus da gripe espanhola de 1918 e a pandemia | Simon Y

    Vídeo em inglês: https://en.knowheretoknow.com/post/the-truth-about-the-1918-spanish-flu-virus-and-pandemic-simon-y
    *
    Dr. Anish Koka’s Newsletter

    O Estudo da Tailândia

    Dadas as taxas de miocardite relatadas com as vacinas de mRNA, pesquisadores da Tailândia publicaram uma pré-impressão que recrutou jovens de 13 a 18 anos em um estudo abrangente que procurou avaliar a lesão miocárdica verificando rotineiramente um eletrocardiograma, troponinas cardíacas e um ecocardiograma (um ultrassom cardíaco ) na linha de base e após uma segunda dose da vacina Pfizer.

    https://anishkokamd.substack.com/p/vaccine-myocarditis-update-from-thailand

  18. José Antonio Debon
    José Antonio Debon

    O David Uip é a maior testemunha disso, pegou, tomou e se recuperou, mas o Dória queria fazer politica suja se vendendo como o pai da vacina e por isso afastou e escondeu o médico. Agora ele reaparece como coordenador da campanha contra varíola supostamente símia.

  19. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Pelos resultados q muitos médicos apresentaram na época era evidente q algum efeito esse remédio tinha, e principalmente quando ministrado no início do início da infecção. Um pouco depois essa droga já não fazia diferença. Faz sentido aparecer essa conclusão agora falando em efeito se tomada preventivamente, ou seja, antes até do início da infecção. Cabe agora à Jovem Pan demitir imediatamente a Amanda Klein q sempre falou q essa droga tinha ineficácia comprovada, o q já era uma grande mentira e agora se mostra comprovada. Pede-se agora q todos aqueles especialistas q a imprensa esquerdista entrevistou para corroborar suas teses q calculem quantas pessoas poderiam ter sido salvas se tivessem tomado a tal da Cloroquina. Quem foi genocida mesmo?

  20. Delio Domingos Bortolin
    Delio Domingos Bortolin

    Eu tomei ivermectina e não tomei nenhuma vacina e estou muito bem, obrigado.

    1. Messias Rodrigues Pereira
      Messias Rodrigues Pereira

      Conheço varias pessoas que tomaram ivermectina uma dose de 15 em 15 dias, foram 3 doses, muitos outros que não tomaram teve a morte pelo virus. Inclusive o maior critico do remedio dizia que era para animais. Com isto um voto a menos para o ptcc.

  21. Carlos Henrique Soares
    Carlos Henrique Soares

    Boicotaram o medicamento por pura política, inclusive muitos médicos e “especialistas” deveriam ter vergonha de si mesmo, pois poderiam poupar vidas!

  22. Roberto Castelo Branco
    Roberto Castelo Branco

    Hora de render homenagens e enaltecer a coragem e o trabalho das Dra. Raissa, Dr. Zeballos, Dr. Paolo Zanotto, Dra. Nice Yamaguchi, Dra. Mayra Pinheiro, ao CFM e muitos outros que salvaram inúmeros de seus pacientes. Foram humilhados publicamente pelos senadores Renan, Randolfe, Omar e Otto, por entidade$ medica$ e por ” cientistas” de araque vaidosos. Apesar disso, mantiveram a ética médica e deram o melhor disponível naquele momento para milhares de brasileiros. Eis, pois, a VERDADE, finalmente!
    Ao PR Bolsonaro meu agradecimento com convicção redobrada!

  23. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    Era evidente que funcionaria para o Covid 19, pois , é usada há mais de 50 anos com eficácia comprovada.

  24. Paulo Helem Motta Miranda
    Paulo Helem Motta Miranda

    E as redes sociais que não permitiam falar sobre Hidroxicloroquina e Ivermectina, deveriam emitir nota pedindo perdão à população!

    1. Hermes
      Hermes

      Fica muito claro quem são realmente os GENOCIDAS, pois negaram um tratamento disponível e viável, para fazer política barata e assassina. Não canso de repetir: BOLSONARO TINHA RAZÃO!

  25. Antenor P. Assis
    Antenor P. Assis

    E agora, senhores e senhoras LACRADORES???!!
    Quem é o genocida, agora?!
    Se não tivessem subestimado um medicamento, quando não havia nenhum para aquela situação tão caótica, certamente muitos dos que morreram não teriam morrido.
    Alguém vai pedir desculpas ao Presidente?!
    Essas informações serão divulgadas por aqueles que massacraram o Presidente?!!

  26. Julio Cesar Brasileiro Pereira
    Julio Cesar Brasileiro Pereira

    Lá nas F.As nós já tínhamos conhecimento. Desta forma, em toda família aqui, decidimos pela não vacinação experimental e de pesquisas precoces. E ninguém contraiu, nem Covid ou sequer uma gripe.

  27. Paulo
    Paulo

    E agora? Quem são os negacionistas? E a acusação a Bolsonaro de curanderismo e charlatanismo? E a CPI da COVID que desrespeitou médicos e acusou dezenas de pessoas?

  28. Bruno Brant
    Bruno Brant

    Depois que laboratórios e farmacêuticas já encheram as burras de dinheiro… Agora vão aparecer todos os estudos para atestar aquilo que todos já sabem. Talvez com o tratamento precoce, não tenhamos tido quase 700 mil mortes de uma doença que é perfeitamente tratável.

  29. José Camargo
    José Camargo

    É preciso responsabilizar criminalmente todos aqueles que demonizaram o tratamento “off label”,principalmente o “Consórcio de Imprensa.” Aos poucos, os verdadeiros genocidas e os praticantes de crime contra a humanidade vão aparecendo.É imperativo puni-los.

    1. principalsuspeito
      principalsuspeito

      Em algum momento, este fato se tornará conhecido demais até para ser ignorado pelo tal consórcio. Aí virão as desculpas: “ainnnn, mas a gente não sabia”…

  30. Márcia de Oliveira Sant Ana
    Márcia de Oliveira Sant Ana

    Bolsonaro tinha razão! Quantas vidas poderiam ter sido salvas?

  31. Leila Pereira
    Leila Pereira

    Parabéns aos MÉDICOS PELA VIDA que sofreram todo tipo de perseguição e atrocidades. Minha família no Maranhão foi SALVA por causa da prescrição médica da medicação.

  32. Sandro Luis Batista Soares
    Sandro Luis Batista Soares

    Mais uma da série, o Bolsonaro estava e está certo. O homem tem uma luz divina que o ilumina em suas decisões.

  33. Ana Paula F.
    Ana Paula F.

    Antes tarde do que nunca, estamos vendo a luz vencendo as trevas em vários níveis!

  34. Adalberto Gonçalves da Silva
    Adalberto Gonçalves da Silva

    Putz! Não vai demorar para o Bolsonaro ser indicado para um NOBEL… de qq disciplina!!!

  35. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    Que tal estampar esta matéria na testa dos verdadeiros negacionista ? Assim, toda vez que se olharem no espelho, irão vê-la.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade