publicidade
Brasil

Temporal alaga ruas, deixa milhares sem luz e afeta voos em Porto Alegre

Chuva intensa provocou transbordamento de arroio, suspensão temporária de operações no aeroporto e transtornos em diferentes municípios

Temporal atinge o centro de Porto Alegre | Foto: @thhehost/X
Temporal atinge o centro de Porto Alegre | Foto: @thhehost/X

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

• Temporal atingiu Porto Alegre e Região Metropolitana, provocando alagamentos, quedas de árvores, falta de energia e transtornos no trânsito.
• Aeroporto Salgado Filho suspendeu operações por cerca de 40 minutos devido às condições meteorológicas, causando atrasos e desvios de voos.
• Arroio Sarandi transbordou, enquanto cerca de 2,2 mil pontos na capital e mais de 27 mil no Estado ficaram sem energia.

O temporal que atingiu Porto Alegre e a Região Metropolitana nesta segunda-feira, 27, provocou alagamentos, queda de árvores, alterações no trânsito, interrupções no fornecimento de energia elétrica e mudanças na operação do Aeroporto Salgado Filho. As informações foram divulgadas pelo jornal gaúcho Zero Hora.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Na capital, o Arroio Sarandi chegou a transbordar na Zona Norte, mas o nível da água recuou pouco depois. Houve acúmulo de água em vias como as avenidas Farrapos, São Pedro e Érico Veríssimo. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação, também foram registrados bloqueios por queda de árvores, postes e fiação, além de semáforos fora de operação.

O Aeroporto Salgado Filho suspendeu pousos e decolagens por cerca de 40 minutos, entre 17h16 e 17h57, por causa da alta incidência de raios nas proximidades. De acordo com a Fraport Brasil, administradora do terminal, houve atrasos em quatro pousos e sete decolagens, além do desvio de um voo para Curitiba. Não foram registrados cancelamentos. O Observatório de Taquara contabilizou 177 raios durante a chegada do temporal à região metropolitana, por volta das 17h.

Leia mais:

Chuva provoca transtornos em diferentes municípios

Segundo a CEEE Equatorial, cerca de 2,2 mil pontos estavam sem energia em Porto Alegre até as 21h, enquanto mais de 27 mil registravam falta de luz em todo o RS, principalmente na Região Metropolitana. Em nota, a empresa afirmou que “as equipes atuam em campo para restabelecer o serviço com a maior brevidade possível, sempre priorizando a segurança dos profissionais envolvidos na operação e da população.”

Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão também registraram alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e entrada de água em residências, conforme informações das respectivas defesas civis e prefeituras. No município de Osório, a prefeitura informou que o temporal causou destelhamentos, queda de postes e bloqueios em vias, além da abertura de um abrigo para famílias atingidas. Em Ernestina, a Defesa Civil registrou danos em cerca de 350 residências depois de chuva de granizo, sem registro de feridos.

O Serviço Geológico do Brasil e o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do RS divulgaram boletim segundo o qual, em um dos cenários analisados, o Guaíba poderá ultrapassar a cota de inundação a partir de 3 de agosto. Já a Defesa Civil do Estado afirmou, em coletiva de imprensa, que “não vê possibilidade de o Guaíba alcançar a cota de inundação”.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o RS permanece sob alerta de “grande perigo” para esta terça-feira, 28, com previsão de chuva superior a 100 milímetros em algumas áreas. Segundo o órgão, o volume previsto aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, enquanto os acumulados ao longo da semana podem ultrapassar 200 mm em diversas regiões do Estado.

Veja imagens do temporal em Porto Alegre

Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade