publicidade
Brasil

Temporais atingem grande parte do Brasil nesta sexta-feira, 25

20 Estados e o Distrito Federal estão sob alerta de perigo

Temporais Sul Sudeste 31 março 2025; inmet
Chuvas são esperadas em várias capitais, como São Paulo | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A sexta-feira 25 será marcada por instabilidades severas em boa parte do território brasileiro. De acordo com o site Meteored, 20 Estados e o Distrito Federal estão sob alerta de perigo ou perigo potencial para chuvas intensas, com possibilidade de temporais, ventos fortes e queda de granizo.

O destaque do dia vai para o Centro-Oeste e o Sudeste, onde um sistema de baixa pressão no litoral e um corredor de umidade atuam de forma intensa. A formação desse “rio atmosférico” — faixa de alta concentração de vapor d’água — contribui para o agravamento das condições climáticas nessas regiões.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

No Estado de São Paulo, cidades como São José do Rio Preto, Araçatuba e Catanduva estão sob alerta laranja, o que sugere risco de temporais, com volumes que podem chegar a 100 mm em 24 horas. Também estão sob esse mesmo nível de atenção municípios de Minas Gerais, como Lavras e Poços de Caldas. Há possibilidade de ventos de até 100 km/h e queda de árvores.

A previsão mostra nuvens carregadas desde o Amazonas até o Sudeste. As capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Cuiabá devem ter chuvas em diferentes momentos do dia, com maior intensidade à tarde e à noite. A temperatura máxima nessas cidades varia entre 25°C e 28°C, com sensação térmica reduzida por chuvas e ventos.

São Paulo frente fria
A Defesa Civil orienta evitar deslocamentos no horário dos temporais, permanecer em local seguro, não entrar em ruas alagadas e tirar os equipamentos eletrônicos das tomadas | Reprodução /Redes sociais

No Norte do Brasil, há previsão de pancadas de chuva em boa parte da região, especialmente no Amazonas, no Acre e em Rondônia. Cidades como Manaus, Rio Branco e Porto Velho devem registrar fortes chuvas. Já o litoral do Norte e do Nordeste — entre o Amapá e o Rio Grande do Norte — também está sob risco de instabilidade, com destaque para a costa do Maranhão, do Ceará e do Piauí.

Segundo a previsão, a tendência é que o corredor de umidade mantenha as instabilidades ao longo do final de semana, com áreas de risco que se deslocam lentamente para o litoral do Sudeste e persistem sobre parte do Norte e do Nordeste. A população deve ficar atenta aos alertas atualizados e evitar áreas de alagamento, locais próximos a encostas e estruturas frágeis.

Leia mais:

Defesa Civil emite alerta de temporais em São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre a previsão de temporais para esta sexta-feira, 25. O órgão prevê tempestades, ventos fortes e queda de granizo em diversas regiões do Estado. Como resposta, o governo estadual ativou um gabinete de crise, que vai funcionar ao longo dos próximos dias.

As áreas com maior risco de impacto incluem a Grande São Paulo, Vale do Ribeira, litoral norte, Baixada Santista e Serra da Mantiqueira. Também estão em alerta regiões do interior, como Itapeva, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e Bauru.

As instabilidades são causadas por um sistema de baixa pressão no interior do continente, associado a ventos intensos em altitude e à passagem de uma frente fria próxima ao litoral paulista. A formação de um ciclone extratropical na costa sudeste do país ainda deve intensificar o fenômeno.

Na quarta-feira 23, a cidade de Igarapava, no norte do Estado, já enfrentou alagamentos e danos estruturais provocados pela chuva. Um muro caiu no bairro Jardim Havaí, e uma mureta cedeu na Rua 22 de Maio. A Defesa Civil local confirmou que não houve feridos, e as equipes permanecem nas ruas para atender os moradores.

Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade