publicidade
Brasil

Tempestades severas colocam Sul em alerta nesta sexta-feira, 12

Paraná e oeste de Santa Catarina concentram os maiores volumes

Além das tempestades, os ventos serão intensos — aproximadamente 100 km/h | Foto: Reprodução/Freepik
Além das tempestades, os ventos serão intensos | Foto: Reprodução/Freepik

Esta sexta-feira, 12, será marcada por tempo instável em todo o Brasil. Um corredor de ar quente e úmido que parte da Amazônia reforça tempestades em áreas de baixa pressão no Sul e no Centro-Oeste. Os mapas mostram tempestades especialmente sobre o Paraná, o oeste de Santa Catarina, o sul de Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo, onde os volumes podem se aproximar de 170 milímetros até o fim do dia. As demais regiões também entram em alerta para pancadas fortes, com calor e umidade elevados que sustentam temporais isolados.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Sul: tempestades concentradas no Paraná e oeste de Santa Catarina

Na Região Sul, a previsão destaca a formação de uma nova área de fortes instabilidades ao longo desta sexta. O dia começa com céu encoberto e chuva intensa no oeste do Paraná, que avança rapidamente para o oeste de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul. Nesses setores, os temporais podem vir com trovoadas frequentes, raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo, principalmente no extremo oeste paranaense. Os acumulados previstos para o período podem superar os 100 milímetros e chegar a valores próximos de 170 milímetros em pontos localizados, o que aumenta o risco de alagamentos, enchentes de rios e deslizamentos de terra.

À tarde e à noite, as nuvens carregadas se reorganizam sobre o oeste catarinense e o noroeste gaúcho, e mantêm o alerta para chuva volumosa. Em outras áreas dos três Estados, inclusive Porto Alegre, o dia também será de muitas nuvens e pancadas, mas com volumes menores, em torno de 60 milímetros nas áreas mais chuvosas. As temperaturas ficam amenas para padrões de verão no extremo sul, com máxima em torno de 30°C em Porto Alegre, mas a combinação de calor e ar muito úmido mantém a sensação de tempo abafado em praticamente toda a região.

Leia mais:

Sudeste: chuva forte em São Paulo e Minas; litoral com mais aberturas de sol

No Sudeste, o ciclone que atuou nos últimos dias já se afasta, mas os resquícios da frente fria mantêm o tempo instável. Durante a manhã, pancadas de chuva atingem o oeste e o sul de São Paulo e áreas do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Ao longo da tarde, a instabilidade ganha força e se espalha por grande parte de Minas Gerais e do interior paulista, com risco de temporais localmente fortes. Nesses setores, a chuva pode cair em curto intervalo de tempo e aumentar a possibilidade de pontos de alagamento, sobretudo em áreas urbanas.

A cidade de São Paulo registra máxima próxima de 29°C, com mínima em torno de 18°C e previsão de pancadas de chuva acompanhadas de raios. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o sol aparece entre muitas nuvens, a temperatura sobe para perto de 30°C e há possibilidade de chuva fraca a moderada, principalmente entre a tarde e a noite. Belo Horizonte tende a registrar máxima na casa dos 33°C, com ar abafado e chuvas em forma de pancadas, o que exige atenção para descargas elétricas e rápidos acumulados em alguns bairros.

Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul em destaque pelas tempestades

A Região Centro-Oeste terá um dia de céu carregado. Logo nas primeiras horas da manhã, o sul de Mato Grosso do Sul recebe pancadas de chuva fortes, alimentadas pelo corredor de umidade que vem da Amazônia. Ao longo do dia, as tempestades se espalham por grande parte do Estado, com risco de queda de granizo principalmente na faixa sul e sudoeste. Até o fim da sexta-feira, os modelos preveem volumes elevados, que podem superar 100 milímetros em alguns municípios, o que eleva o potencial para enxurradas e transtornos nas áreas urbanas.

Nos demais Estados da região, o padrão é de muitas nuvens e chuva frequente, ainda que, em geral, com acumulados menores do que no Mato Grosso do Sul. Cuiabá e Sinop, em Mato Grosso, registram máximas em torno de 32°C e 31°C, respectivamente, com pancadas de chuva e raios a partir da tarde. Em Goiás e no Distrito Federal, inclusive Brasília, a previsão sugere máxima próxima de 28°C, com mínima perto de 17°C e chuva em vários momentos do dia, em geral de intensidade moderada, mas com possibilidade de temporais isolados.

Canal de umidade desde a Região Norte do Brasil reforça as chuvas e aumenta o risco de tempestades em alguns Estados | Imagem: Meteored

Nordeste: interior sob alerta de chuva forte, capitais com calor e sol entre nuvens

No Nordeste, a sexta-feira começa com variação de nuvens em boa parte da região e tempo mais fechado em áreas do interior. Já pela manhã, chuvas leves e isoladas podem ocorrer em trechos do Maranhão e do oeste da Bahia. Com o avanço do dia, as instabilidades se intensificam e atingem principalmente o centro-sul e o oeste baiano, além de Maranhão e Piauí, onde há risco de pancadas fortes e temporais isolados. Nesses locais, a chuva pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento, segundo o site Meteored.

Nas capitais litorâneas, os mapas mostram maior presença de sol, ainda que com nuvens. São Luís tem previsão de máxima em torno de 31°C, com possibilidade de pancadas rápidas de chuva. Em Fortaleza, Natal, Maceió e Salvador, a expectativa é de sol entre nuvens, com temperaturas entre 29°C e 30°C e possibilidade de chuva passageira, principalmente no fim do dia. Apesar de os volumes serem menores na faixa costeira, o ar quente e úmido mantém a sensação de abafamento e favorece pancadas localizadas.

Norte: calor intenso, muita umidade e pancadas generalizadas

Na Região Norte, o mapa de chuva mostra grande quantidade de nuvens carregadas, reforçadas pelo mesmo corredor de umidade que se estende em direção ao Sul e ao Centro-Oeste. Pela manhã, áreas de Rondônia, Tocantins, leste do Pará e noroeste do Amazonas já registram chuvas intensas. Ao longo da tarde, as pancadas se espalham por quase todos os Estados, em geral com intensidade moderada, mas com potencial para temporais isolados, principalmente em Tocantins e no sul da região.

As temperaturas permanecem elevadas. Boa Vista deve chegar a 34°C, com pouca chuva e períodos de sol. Manaus, Santarém, Belém e cidades do oeste do Amazonas, como Carauari e São Gabriel da Cachoeira, registram máximas entre 31°C e 33°C, sob forte sensação de calor e umidade relativa do ar muito alta, o que facilita a formação de nuvens de tempestade. Em Palmas, a previsão destaca máxima de 31°C, com pancadas de chuva e raios que podem se repetir ao longo do dia.

O que esperar do tempo nesta sexta-feira

No conjunto, a sexta-feira exigirá atenção redobrada da população em várias partes do país. A combinação de calor, umidade elevada e núcleos de instabilidade aumenta o risco de tempestades, alagamentos e deslizamentos, sobretudo no Paraná, em áreas de Mato Grosso do Sul, no oeste de Santa Catarina e em parte do Sudeste. A orientação é acompanhar os alertas da Defesa Civil e evitar áreas sujeitas a enxurradas, encostas instáveis e travessias em locais alagados ao longo do dia.

Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade