Uma forte chuva atingiu a Grande São Paulo na tarde desta terça-feira, 2. O fenômeno provocou alerta para alagamentos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Inicialmente, o estado de atenção foi decretado na zona sul às 14h05. Foi estendido para toda a capital às 16h25 e perdurou até 17h30.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Receba nossas atualizações
No começo da tarde, áreas de instabilidade se formaram em razão do clima abafado, com núcleos de chuva intensa e moderada principalmente no bairro de Parelheiros.
Previsão de ventos fortes em São Paulo
Segundo o CGE, a expectativa era de que as áreas de chuva se propagassem pela cidade nas horas seguintes, impulsionadas pela brisa marítima. O órgão também alertou para a possibilidade de ventos fortes durante o período de instabilidade.
Em relação às rajadas de vento, o Aeroporto de Congonhas registrou o índice mais alto, com 57 km/h. Outras medições foram feitas no bairro de Vila Leopoldina (40 km/h às 14h30), Santana (36 km/h às 13h20) e M’Boi Mirim (34 km/h às 16h40).

Às 16h15, a Defesa Civil estadual emitiu alerta para tempestades acompanhadas de vento, raios e granizo nos municípios de Embu Guaçu, de Itapecerica da Serra e de São Lourenço da Serra, além de informar a aproximação de outra nuvem sobre a zona leste da capital.
No mesmo período, Juquitiba era a cidade com maior proporção de casas sem energia elétrica — chegou a 12%, de acordo com a Enel. Na cidade de São Paulo, mais de 12 mil imóveis ficaram sem luz.
Redução dos impactos e previsão para os próximos dias
Com a diminuição da chuva depois de algumas horas, o Corpo de Bombeiros recebeu apenas 13 solicitações relacionadas à queda de árvores na capital e região metropolitana.
Para a quarta-feira 3, o CGE prevê continuidade das precipitações e queda nas temperaturas, que devem oscilar de 18°C a 25°C. As chuvas tendem a alternar com períodos de melhora. As precipitações vão manter elevado o risco de alagamentos e quedas de árvores.
Já na quinta-feira 4, a previsão é de céu nublado e chuviscos no começo do dia, que devem diminuir ao longo do tempo. Apesar da possibilidade de sol entre nuvens à tarde, as temperaturas seguirão amenas, com mínimas próximas de 16°C e máximas inferiores a 23°C.



Chuva e calor marcam o primeiro fim de semana de novembro em boa parte do país 



































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.