O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) retornou ao Brasil nesta terça-feira, 8, e trouxe de volta 227 brasileiros que estavam no Líbano. Entre os passageiros, havia 49 crianças, sendo sete bebês de colo.
Eles desembarcaram na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 6h58. O voo também transportou três animais de estimação. A aeronave partiu de Beirute na segunda-feira 7 e realizou uma escala técnica em Lisboa, Portugal.
Até o momento, a operação “Raízes do Cedro” já retirou 456 pessoas e seis animais do Líbano, segundo o governo federal. O primeiro voo chegou no domingo 6, com os repatriados recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Equipe médica e assistência a bordo
Além de repatriar brasileiros, o voo levou ao Líbano doações de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades locais. O Ministério das Relações Exteriores informou que outros itens emergenciais serão enviados em próximas viagens.
A aeronave que resgata brasileiros também tem a bordo uma equipe para assistência à saúde que inclui três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos, com o objetivo de fornecer assistência e acolhimento aos passageiros.
O Itamaraty informou que mantém contato com brasileiros no Líbano que desejam retornar, organizando voos conforme as condições de segurança.
Recomendações de segurança para brasileiros no Líbano
O governo brasileiro enfatizou em nota que é importante seguir as orientações de segurança locais.
A recomendação é que aqueles que tiverem condições financeiras deixem o Líbano por meios próprios. “O Aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines”, destacou a nota oficial.