As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro bateram recorde de calor na tarde desta segunda-feira, 17. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital paulista registrou máxima de 34,9ºC. No Rio, a temperatura atingiu a marca de 44ºC, — maior valor em dez anos — conforme o Alerta Rio.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Receba nossas atualizações
A onda de calor que atinge o Brasil permanece intensa durante toda a semana. Nesta terça-feira, 18, os termômetros em São Paulo podem atingir novamente os 34°C, com potencial de pancadas de chuvas isoladas no fim da tarde.
No Rio de Janeiro, o céu terá nebulosidade variável e não há previsão de chuva. As temperaturas podem ultrapassar novamente os 40°C, com rajadas de vento moderadas.
Na quarta-feira, 18, o céu permanece sol entre nuvens nas duas capitais, que ainda devem ter altas temperaturas.
Veja dicas de como se proteger do calor intenso
Hidratar-se, manter a casa arejada e evitar a exposição ao calor intenso são algumas das principais orientações dos órgãos de saúde.
Em casa, é recomendado abrir as janelas à noite para permitir a circulação do ar. Durante o dia, mantenha as janelas expostas ao sol fechadas nos horários mais quentes (entre 10h e 16h) para minimizar o calor interno.
Se o ambiente não estiver suficientemente fresco, passar algumas horas em locais climatizados, como shoppings, edifícios públicos ou áreas arborizadas, pode ser uma alternativa.
Leia também: “Calor intenso no Sudeste e temporais no Sul marcam esta segunda-feira, diz Inmet”
Para ajudar a reduzir a temperatura do corpo, banhos frios, compressas geladas e a ingestão de líquidos são medidas eficazes. Já o consumo de álcool e cafeína deve ser evitado, pois contribuem para a desidratação. Confira outras recomendações:
- Aumente a ingestão de água ou sucos naturais sem adição de açúcar, mesmo sem sentir sede;
- Prefira alimentos leves, como frutas e saladas;
- Opte por roupas leves e confortáveis;
- Evite bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar;
- Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre 10h e 16h;
- Em períodos de baixa umidade, use soro fisiológico nos olhos e no nariz para evitar o ressecamento;
- Use protetor solar, pois a exposição ao sol sem proteção contra raios ultravioleta pode causar vermelhidão, sensibilidade e até bolhas na pele;
- Proteja as crianças com chapéus de abas largas;
- Não realize queimadas de lixo ou mato;
- Se sentir mal-estar, tontura ou outros sintomas relacionados ao estresse térmico, procure uma unidade de saúde municipal.
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.