publicidade
Brasil

São Paulo atinge 34°C e se iguala a dias mais quentes do ano

A útlima marca foi em março de 2012

Onda de calor
Essa marca também iguala a maior temperatura já registrada para este ano na cidade, que ocorreu em 8 e 9 de janeiro | Foto: Reprodução/Freepik

A cidade de São Paulo alcançou, nesta sexta-feira, 15, a marca de 34,3°C, maior temperatura para março desde 2012. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Essa marca também iguala a maior temperatura já registrada para este ano na cidade, que ocorreu em 8 e 9 de janeiro.

Receba nossas atualizações

São Paulo registra maior temperatura máxima absoluta

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, a maior máxima absoluta — temperatura registrada em um único local — ocorreu na estação meteorológica da Mooca, zona leste da capital paulista, com 35,7°C.

Leia mais: “Tempestades, ondas de calor e chuvas intensas; veja os alertas climáticos desta sexta-feira”

O CGE afirma que esta não foi a maior máxima absoluta do ano. O registro de 9 de janeiro segue na liderança, quando as estações da Mooca e da Vila Maria/Vila Guilherme, na zona norte, marcaram 36,4°C.

A maior máxima média já registrada, segundo o CGE, ocorreu em 1° de março de 2012, com 35,3°C. Já a maior máxima absoluta, em um único local, ocorreu em 9 e 10 de março de 2005, com 38,4°C em Parelheiros, zona sul da capital.

Defesa Civil alerta para altas temperaturas

Nesta semana, a Defesa Civil colocou a cidade de São Paulo em alerta para altas temperaturas. Para este sábado, 16, a previsão é de muito calor. Conforme o CGE, a mínima deve oscilar em torno dos 22°C, enquanto a máxima pode superar os 35°C.

Leia também: “Fim de semana vai ser de ‘forte calor’ em São Paulo”

Contudo, no fim da tarde, uma brisa marítima pode provocar chuvas rápidas e isoladas na capital paulista.

Calor no interior de SP

Das seis maiores temperaturas registradas pelo Inmet nesta sexta-feira no país, três são do Estado de São Paulo. A maior foi em Paranaponema (PR), com 39,3°C. Em seguida, Jardim (MS), com 39°C, Valparaíso (SP), Marechal Cândido Rondon (PR), com 38,9°C, Dracena (SP), com 38,8°C, e Rancharia (SP), com 38,7°C.

Conforme o Inmet, o alerta amarelo de onda de calor indica perigo potencial, quando há risco à saúde pelas temperaturas 5°C acima da média. O aviso está em vigor até as 18h do domingo 17, o que mantém a previsão de possível recorde.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.