publicidade
Brasil

'Saidinha': Polícia Militar de São Paulo recaptura 157 presos

Fora da prisão, os detentos descumpriram ordens estabelecidas pela Justiça

Saidinha
Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte não autorizaram saídas temporárias de Natal | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Militar de São Paulo recapturou 157 detentos no primeiro dia de saída temporária — a “saidinha” — que começou na terça-feira 17. Os presos foram encontrados nas ruas em descumprimento das condições estabelecidas pela Justiça para usufruir do benefício. Todos foram levados de volta ao sistema prisional.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a maioria das recapturas ocorreu na cidade de São Paulo e na região metropolitana, com 56 detentos presos pela Polícia Militar. Apenas nas primeiras horas de ontem, 15 detentos foram flagrados em áreas de uso de drogas no centro da capital.

Receba nossas atualizações

No interior do Estado, a PM recapturou 28 detentos em Ribeirão Preto. Outras recapturas foram registradas em Sorocaba (19), São José do Rio Preto (14), Campinas (11), São José dos Campos (11), Presidente Prudente (6), Piracicaba (6), Santos (3), Bauru (2) e Araçatuba (1).

Para obter o benefício concedido pela Justiça, os detentos devem seguir várias regras: permanecer na cidade informada ao Poder Judiciário, não estar nas ruas à noite e não frequentar bares, boates, nem se envolver em brigas ou atos considerados graves.

Procedimentos

Depois de serem recapturados, os detentos passam por exame pericial no Instituto Médico-Legal (IML) e são levados aos Centros de Detenção Provisória ou à Penitenciária Feminina.

Desde o ano passado, detentos flagrados ao infringir as normas judiciais são imediatamente reconduzidos ao sistema prisional, conforme portaria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com a anuência da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Mais de 600 foram recapturados na última ‘saidinha’

Detentos com benefício da ‘saidinha’ devem retornar à prisão na próxima segunda-feira | Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública

Na última saída temporária, entre 11 e 17 de junho, 677 detentos foram recapturados em todo o Estado pelas forças de segurança.

Um acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça do Estado facilitou o acesso dos policiais aos processos dos réus que cumprem pena fora das prisões. Com dispositivos móveis, é possível verificar a situação prisional do abordado e se as medidas cautelares são cumpridas.

Esta é a terceira saída temporária concedida pela Justiça em São Paulo neste ano. Os detentos devem retornar às penitenciárias na próxima segunda-feira, 23

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Lrc
    Lrc

    SAIDINHA? É COISA NOSSA! Só neste país, onde impera a baderna institucional que faz do criminoso uma vítima da sociedade e da vítima aquele a ser punido com impostos e mais impostos para bancar a “festa”, isto acontece. É UM CIRCO! Soltam os bandidos e, ato contínuo, caçam os bandidos, Lá se vão recursos, tempo e a idoneidade das nossas instituições.

  2. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Se até o Luladrão bandido teve o beneficio de ser colocado presidente, imagina os outros…
    Estamos cada dia pior.. Presos perigosos soltos e população de bem presa em casa…

  3. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Vocês perdem a oportunidade de DAR Visibilidade aos Desmandos do stf golpista e fraudadores de eleições…desrespeitando leis do congresso nacional, através de interpretações canalhas…

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade