publicidade
Brasil

Risco de incêndios segue elevado em todo o Estado de São Paulo, alerta Defesa Civil

Mapas de monitoramento indicam persistência de áreas em nível de emergência para fogo, entre os dias 5 e 7 de outubro

Área incendiada em São Paulo | Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
Área incendiada em São Paulo | Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo informou que o risco de incêndios em vegetação segue elevado em praticamente todo o território do Estado. A análise dos últimos dias mostrou que as condições críticas típicas do período de estiagem continuam exigindo atenção redobrada das equipes municipais e estaduais.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Neste domingo, 5, o Estado apresenta amplas áreas em nível de emergência (roxo), especialmente nas regiões de Ribeirão Preto (SP), Bauru (SP), Araraquara (SP) e Presidente Prudente (SP). Já o nível de alerta (vermelho) se concentra principalmente no Vale do Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo e litoral sul. Neste local, a combinação de baixa umidade e ventos constantes também favorece a propagação do fogo.

Situação de São Paulo para os próximos dias

A Defesa Civil enfatiza a importância de precauções durante as chuvas | Foto: Divulgação/Governo de SP
Agente da Defesa Civil do Estado de São Paulo | Foto: Divulgação/Governo de SP

Ainda conforme o órgão, o cenário desta segunda-feira, 6, exige atenção, com expansão das áreas em nível de emergência para além do interior. Além das regiões noroeste, centro e oeste do Estado — que abrangem municípios como Barretos (SP), Araçatuba (SP), São José do Rio Preto (SP), Marília (SP), Assis (SP), Bauru (SP) e Presidente Prudente (SP) —, o nível crítico também alcançou a faixa leste. A região inclui parte do Vale do Paraíba, Região Metropolitana e trechos do litoral norte.

O nível de alerta se manteve presente principalmente ao longo do litoral paulista. Isso indica condições muito favoráveis à propagação de incêndios, por causa da vegetação seca, de altas temperaturas e da baixa umidade relativa do ar.

Na próxima terça-feira, 7, observa-se uma leve redução das áreas em emergência, com avanço dos níveis de alerta (vermelho) e alto (laranja) sobre o centro e oeste do Estado, especialmente nas regiões de Bauru (SP), Piracicaba (SP), Marília (SP) e Presidente Prudente (SP). Apesar dessa pequena variação, o risco permanece elevado e demanda monitoramento constante.

Leia também: “Cracolândia: basta fazer o simples”, reportagem de Uiliam Grizafis publicada na Edição 290 da Revista Oeste

Em comunicado à imprensa, a Defesa Civil reforçou que todo o Estado segue em atenção máxima. O órgão informou à população para evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos e descarte de lixo e para acionar imediatamente as autoridades locais ao identificar fumaça ou focos de incêndio.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade