publicidade
Brasil

Queimadas: Universidade do Amazonas suspende aulas presenciais por má qualidade do ar

Alunos e docentes terão atividades em regime remoto até 31 de agosto

Ao longo da semana, céu de Manaus foi tomado pela fumaça das queimadas | Foto: Reprodução/Twitter/X
Ao longo da semana, céu de Manaus foi tomado pela fumaça das queimadas | Foto: Reprodução/Twitter/X

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) autorizou, na quarta-feira 28, a realização de todas as atividades acadêmicas e administrativas de forma remota até 31 de agosto. A decisão foi tomada devido à má qualidade do ar que afeta o Estado.

A portaria assinada pelo reitor Sylvio Mário Puga Ferreira destaca que as condições climáticas estão comprometendo a saúde pública.

Receba nossas atualizações

Na terça-feira 27, Manaus amanheceu com uma densa camada de fumaça. Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar em muitos pontos da cidade foi classificada como “péssima” e “muito ruim”.

Nesta quinta-feira, 28, a plataforma revela que a qualidade do ar variava entre “ruim” e “péssima” em Manaus e cidades próximas.

A região da Amazônia enfrenta uma crise severa, com queimadas descontroladas e seca extrema. Em agosto, uma nuvem de fumaça cobriu áreas extensas do bioma, alcançando pelo menos 11 Estados brasileiros, de acordo com a WWF-Brasil.

Estados como São Paulo, Goiás e Mato Grosso também foram afetados. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que até 27 foram registrados 28.697 focos de queimadas na Amazônia, um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano anterior, que teve 15,7 mil focos.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), declarou emergência e emergência em saúde pública em todos os 62 municípios do Estado devido à estiagem.

Catarinense morre depois de inalar fumaça de queimadas

A fumaça oriunda das queimadas já causou uma morte por inalação. Na terça-feira, um catarinense faleceu depois de inalar fumaça de queimadas em uma área de vegetação. O incidente aconteceu na cidade de Tijucas, na grande Florianópolis (SC).

A vítima, que não teve o nome revelado pelos bombeiros, havia informado a sua mulher que estava com dificuldades para respirar. Posteriormente, seu irmão o encontrou desacordado. 

O irmão tentou levá-lo ao pronto-socorro em um carro, depois de encontrá-lo desmaiado, mas sofreu um acidente de trânsito e saiu da pista. Ninguém ficou ferido na colisão.

Outro veículo conduziu o catarinense até a Unidade Básica de Saúde de Campo Novo, onde os médicos constataram a parada cardiorrespiratória. 

Os socorristas iniciaram a reanimação cardiopulmonar até a chegada dos médicos do helicóptero Arcanjo 3, do Corpo de Bombeiros, que assumiram a ocorrência.

Os médicos orientaram a família a permanecer na Unidade Básica de Saúde para acompanhar o procedimento. Os profissionais utilizaram um desfibrilador externo para tentar reanimá-lo. Entretanto, a vítima não resistiu.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Acreditaram no 9 dedos , na GROBELIXE e seus artites de merdis……..estamos todos lascados! Cadê os vermes que queriam salvar o Planeta?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.