publicidade
Brasil

PT lidera em desmatamento

Os números fazem parte de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Desmatamento PT
Foto: André Ribeiro/Estadão Conteúdo

O desmatamento da vegetação natural do Brasil ficou em uma média anual de quase 34 mil quilômetros quadrados (km²) nos primeiros dois anos de mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O resultado é o pior no levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados entre 2000 e 2020. O órgão divulgou os resultados nesta sexta-feira, 7.

De acordo com o IBGE, o Brasil possuía cerca de 5,534 milhões de km² de coberturas nativas, somando florestas e campos, em 2010. No mesmo ano, o PT indicou Dilma para a Presidência da República. Dois anos depois, a área preservada havia reduzido para 5,466 milhões de km². Ou seja: o desmatamento da vegetação natural nesse intervalo ficou próximo de 68 mil km².

Receba nossas atualizações

Além disso, entre 2010 e 2016, a vegetação natural no Brasil perdeu quase 150 mil km² de extensão. Essa área é maior que a do Estado do Amapá (142 mil km²). O desmatamento ficou em quase 25 mil km² por ano ao longo desse intervalo — mais, por exemplo, que o território de Sergipe (21 mil km²).

De 2000 a 2010, a média anual de desmatamento da vegetação natural no Brasil foi de 32 mil km². Luiz Inácio Lula da Silva (PT) governou o país na maior parte desses anos (2003-2010).

O petista concorre nas eleições para o Planalto em 2022, mesmo depois de ter sido condenado por corrupção. Lula disputa o segundo turno com o presidente Jair Bolsonaro.

Desmatamento sem o governo do PT

Em 2018, quando terminou o mandato do ex-presidente Michel Temer (MDB), as florestas e campos naturais do país cobriam 5,367 milhões de km². Dois anos depois, em 2020, essa área havia perdido 23 mil km².

Desse modo, no período do governo Bolsonaro coberto pelo levantamento do IBGE, o desmatamento anual das áreas de vegetação natural do Brasil ficou em pouco menos de 12 mil km² — bem menos que nos governos do PT.

Entre 2000 e 2022, a média de redução ficou próxima de 26 mil km² por ano. Nesse intervalo, o Brasil perdeu 513 mil km² de mata nativa.

Leia também: “A verdade incendiada”, reportagem de Edilson Salgueiro para a Edição 107 da revista Oeste

4 comentários
  1. Cervantes 51
    Cervantes 51

    E onde será dada e divulgada esta pesquisa do IBGE, que é surpresa para zero pessoas
    Lá no Lulafakenews,

  2. Finlab
    Finlab

    Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:

    *Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.

    *Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.

    https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/

  3. Jean Pierre Blondel
    Jean Pierre Blondel

    Uma sugestão: e sempre bom incluir um gráfico quando falamos de números fica mais rápido verificar, analisar e compartilhar!

    1. Frederico F. Ferreira
      Frederico F. Ferreira

      Sim. Para quem não é da área, fica muito mais facil de perceber.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.