publicidade
Brasil

Presidente da OAB reage ao grito de 'fora, Xandão': 'Vamos chegar lá'; veja vídeo

A fala de Beto Simonetti aconteceu na abertura de uma conferência de advogados, em Mato Grosso do Sul

Beto Simonetti, presidente da OAB
Beto Simonetti foi ovacionado ao divulgar que entrará com uma PEC para proteger as prerrogativas dos advogados e também arrancou risos e aplausos da plateia ao reagir ao grito contra o ministro do STF Alexandre de Moraes | Foto: Reprodução/Redes sociais

Durante seu discurso na abertura da 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia em Bonito, em Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira, 10, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, reagiu a um grito da plateia de “fora, Xandão”, e afirmou: “Nós vamos chegar lá”.

A fala que ecoou da audiência ocorreu quando Simonetti anunciou que, na próxima semana, apresentará ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para garantir à advocacia o direito de realizar sustentação oral nos tribunais, em especial no Supremo Tribunal Federal (STF).

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Destacando que “o Estatuto da Advocacia é regido por uma lei federal e não pode valer mais do que o regimento de um Tribunal”, Simonetti foi ovacionado e aplaudido de pé.

“É onde estão descritos todos os nossos direitos, todas as nossas garantias para que possamos, da Tribuna Sagrada, da defesa, representar o povo brasileiro”, disse, “retirando suas angústias e desfazendo as injustiças perpetradas contra o cidadão do Brasil.”

A iniciativa de apresentar uma PEC para garantir as prerrogativas da classe surge em meio a mais um episódio em que o ministro do STF Alexandre de Morais, na semana passada, negou o direito de sustentação oral a um advogado, baseando-se em sua interpretação do regimento interno da Corte.

Leia também: “Alexandre de Moraes discute com advogado, e a OAB se manifesta; veja vídeo”

“O diálogo não foi suficiente”, afirmou Simonetti

Sem mencionar o nome de Moraes, Simonetti enfatizou que “o diálogo não foi suficiente para resolver” a questão.

“Fizemos o possível em relação à proteção do direito da advocacia de realizar sustentação oral nos tribunais brasileiros”, afirmou o presidente da OAB antes de ser interrompido com o grito de “fora, Xandão”.

A reação de Simonetti, com a afirmação “nós vamos chegar lá”, desencadeou risos e aplausos da plateia. Na mesa das autoridades, estava presente o governado do Estado do Mato Grosso do Sul, o tucano Eduardo Riedel (PSDB).

Desde que o STF decidiu incluir os julgamentos relacionados aos atos de 8 de janeiro no plenário virtual, sem permitir a sustentação oral das defesas dos réus, a OAB tem defendido a manutenção desse direito para os advogados.

10 comentários
  1. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Já passou da hora dessa tal de OAB fazer algo de útil ao país, e nem sei se um dia fará. Grande aparelho da extrema-esquerda que é, só tem aparecido até agora para defender privilégios, boquinhas, chicanas e um monte de truques em benefício de muito poucos. Transformou a profissão de advogado em algo que não é respeitado no Brasil, desmoralizou os seus membros, avacalhou com o Direito.

  2. Oberdan Luiz May
    Oberdan Luiz May

    Pois é muito bem feito. A OAB sempre ficou de quatro para os desmandos do STF. Agora chegou a vez deles.

  3. renato neves
    renato neves

    Procuradores públicos também está pouco se ligando para as necessidades dos cidadãos comuns…

  4. renato neves
    renato neves

    OAB SÓ CORRE ATRÁS DOS DIREITOS DOS LADRÕES RICOS. OS POBRES QUE PRECISAM DE SOCORRO,, ATÉ PARA UM SIMPLES INVENTÁRIO. FICAM ANOS NA ESPERA E NA MAIORIA DAS VEZES MORREM SEM SEUS DIREITOS ATENDIDOS

  5. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Por que essa OAB não age da mesma maneira contra a FARSA do GOLPE de 8 DE JANEIRO?. Afinal, por que não questiona o sumiço das gravações das câmeras do Palácio da Justiça e o envolvimento de infiltrados e do GSI da presidência acolhendo os chamados invasores? Porque a própria OAB não assistiu gratuitamente os patriotas sem quaisquer antecedentes criminais e permitiu esse julgamento de BANDO sem individualizar condutas e em última instância do Judiciário, sem possibilidades de recurso a instância superior? Isso é Estado Democrático de Direito?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade