publicidade
Brasil

PM de Roraima reforça segurança na fronteira com a Venezuela

Coronel Overlan Lopes, comandante da Polícia Militar, destacou que a 'preocupação é com pessoas armadas pelo sistema de Nicolás Maduro'

O marco fronteiriço localizado na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em Pacaraima, Roraima
O marco fronteiriço localizado na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em Pacaraima, Roraima | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/Paolostefano1412

O cenário de instabilidade política na Venezuela desperta apreensão no comando da Polícia Militar de Roraima. Os agentes locais observam riscos à segurança pública estadual diante da possibilidade de entrada de pessoas armadas ligadas ao regime do ditador Nicolás Maduro.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

O coronel Overlan Lopes, comandante da PM, destacou que a “preocupação é com pessoas armadas pelo sistema de Nicolás Maduro”. “Ele armou pessoas do regime, traficantes, milicianos”, explicou Lopes, ao jornal O Estado de S. Paulo. “A depender do que acontecer em Caracas, não sabemos se essas pessoas vão resistir ou evadir. Há saídas para a Colômbia e para o Brasil, por Roraima.”

Reforço policial e impactos na fronteira

A fronteira em Pacaraima, onde atuam cerca de cem policiais militares, recebeu mais 50 agentes depois da notícia sobre a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. O reforço foi uma resposta imediata diante da tensão na região.

Dados da PM mostram que venezuelanos estão presentes em até 40% das ocorrências registradas no Estado. Roraima abriga aproximadamente 185 mil imigrantes vindos do país vizinho, volume que representa 20% da população local, e sente de forma direta os impactos dessa crise migratória.

Leia também: “No fim e no começo de tudo, é a economia”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 303 da Revista Oeste

Grande parte dos venezuelanos que permanecem no Estado atua em empregos informais e possui baixa qualificação profissional. Enquanto isso, os que apresentam maior preparo buscam oportunidades em cidades do sul e sudoeste do Brasil.

Governo Lula vai indenizar Roraima por migração

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em encontro com Lula da Silva, seu aliado | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em encontro com Lula da Silva, seu aliado | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um termo de conciliação firmado entre a União e Roraima estabelece o pagamento de R$ 115 milhões ao estado como compensação por despesas geradas pela migração da Venezuela. O acordo foi assinado em 19 de dezembro de 2025 e encerra uma ação protocolada em 2018 no Supremo Tribunal Federal (STF).

O repasse ainda depende de homologação do relator do caso, o ministro Luiz Fux. Não há data definida para o desembolso. O cronograma ficará condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira do governo federal.

A indenização cobre gastos assumidos pelo estado em diferentes áreas. O governo destinou R$ 63 milhões à segurança pública. A saúde receberá R$ 36 milhões. A educação ficará com R$ 10 milhões. Outros R$ 6 milhões irão para o sistema prisional.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.