publicidade
Brasil

Peruíbe (SP): praia amanhece com centenas de peixes mortos

Suspeita é de crime ambiental causado por descarte de pesqueiro industrial

Peixes mortos na praia de Peruíbe: para biólogo, cenário indica descarte de pesqueiro industrial | Foto: Reprodução/Instagram
Peixes mortos na praia de Peruíbe: para biólogo, cenário indica descarte de pesqueiro industrial | Foto: Reprodução/Instagram

A praia de Peruíbe, no litoral de São Paulo, amanheceu com a faixa de areia tomada por centenas de peixes mortos neste último sábado, 8, segundo informações do site Metrópoles. O prefeito Felipe Bernardo e o secretário do Meio Ambiente Eduardo Ribas visitaram o local

Em um vídeo postado no Instagram, Bernardo associou o caso com uma possível ação de pesca predatória. O secretário descartou a poluição e a maré vermelha, já que só havia uma espécie de peixe morta. O prefeito afirmou que os culpados não ficarão impunes.

Receba nossas atualizações

Peruíbe: visita de catarinenses

“Não vai ficar impune! Hoje, recebemos logo pela manhã a triste notícia do aparecimento de diversos peixes mortos na faixa de areia da praia, na região do Ruínas, fruto da pesca predatória irregular”, escreveu, em seu perfil nas redes sociais. 

O prefeito acrescentou: “Assim que soubemos do ocorrido, entramos em contato com a Marinha, com a Polícia Militar Ambiental, o Instituto Biopesca e todos os demais órgãos, a fim de apurar e tomar todas as medidas cabíveis contra os culpados por essa tragédia ambiental”.

Ao site, o biólogo do Instituto Ambiecco Thiago Nascimento explicou que o episódio sugere indícios claros de ser um descarte de pesca industrial de parelha, que são as embarcações que migram de Santa Catarina para pescar no litoral paulista.

Nascimento afirmou que os pescadores artesanais da região não costumam descartar essa espécie de bagre branco. O instituto iria enviar nesta segunda-feira, 10, um ofício para os órgãos responsáveis no sentido de cobrar providências.

Segundo o biólogo, há anos não se registra um crime ambiental dessa natureza nas praias de Peruíbe. No entanto, esta não é a primeira vez que isso acontece. 

“É uma coisa que é comum, mas a gente sabe que muitas vezes a pesca industrial é dirigida para algumas espécies de peixe. Então, quando vem peixe que não tem valor econômico agregado, os pescadores acabam descartando”, explicou, em entrevista ao site.

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    O meu joinha é pra reportagem. E não se trata de de pesca predatória, foi o genocida de peixes chamado Bolsonaro

  2. João Carlos de Souza Carvalho
    João Carlos de Souza Carvalho

    Descarte de fauna acompanhante capturada junto das espécies alvo e descartada em seguida ! Um crime ecológico que o MMA e IBAMA fingem não saber !

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.