publicidade
Brasil

Osvaldo Nico quer reduzir ‘sensação de insegurança’ como novo titular da SSP

Delegado assume com apoio interno e atenção ao impacto da criminalidade no dia a dia

Nico é o nome preferido de Derrite | Foto: Divulgação/SSP
A SSP divulgou estatísticas que confirmam a queda nos principais indicadores de criminalidade | Foto: Divulgação/SSP

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves assumiu nesta segunda-feira, 1º de dezembro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. A posse ocorreu horas depois da cerimônia que marcou a saída de Guilherme Derrite do cargo. Em coletiva de imprensa, declarou que a prioridade será diminuir a sensação de insegurança no Estado.

Nico afirmou que os números da criminalidade indicam melhora, mas a população ainda se sente ameaçada. Segundo ele, os dados oficiais não foram suficientes para acalmar o medo nas ruas.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

“Os indicadores não acompanham a sensação de segurança”, disse. “Eu sei que [São Paulo] é uma metrópole grande, acontece muita coisa, mas a gente está trabalhando muito.”

A SSP divulgou estatísticas que confirmam a queda nos principais indicadores de criminalidade. Em outubro, por exemplo, o número de roubos caiu 22,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foram 12.368 ocorrências, contra 15.954 em 2024.

O índice de homicídios também recuou. O Estado registrou 192 homicídios dolosos em outubro — queda de 6,3% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. “Todos os números são favoráveis, o que falta é dar um pouco mais de evidência”, ressaltou o delegado.

Histórico policial e confiança de Derrite sustentam ascensão de Nico

Nico elogiou o desempenho do ex-secretário Guilherme Derrite. Nesse sentido, disso que os dados deixados por ele são expressivos. “Se eu conseguir acompanhar os números que ele deixou, já estarei feliz”.

Conforme Oeste, a relação entre Nico e Derrite teve peso decisivo na escolha do novo secretário. Enquanto Derrite dividia o comando da pasta com compromissos em Brasília, o delegado ficou responsável pelas ações do dia a dia. Assim, coordenou operações, tratou com a Polícia Militar e a Polícia Civil e manteve a máquina da secretaria em funcionamento em São Paulo.

+ Leia também: “Derrite vê críticas ao PL Antifacção como prova de acerto da proposta”

Além disso, Nico conquistou prestígio ao longo de mais de 45 anos de carreira. Atuou em investigações de alta repercussão, passou pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas e ocupou funções na Delegacia-Geral.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.