publicidade
Brasil

Operação policial tira do ar 675 sites de streaming pirata e prende 8 suspeitos

Ação foi deflagrada em seis países da América e Europa

O nome da operação faz referência ao erro 404 | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Paraná
O nome da operação faz referência ao erro 404 | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Paraná

Uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública tirou do ar, nesta quinta-feira, 19, um total de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal. Perfis em redes sociais ligadas à pirataria também foram derrubados.

A ação faz parte da sétima fase da Operação 404, que visa a combater crimes contra propriedade intelectual na internet e proteger direitos autorais. O nome faz referência ao erro 404, código que indica uma página inexistente na internet.

Receba nossas atualizações

Segundo o ministério, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e oito pessoas foram presas, sendo cinco no Brasil e três na Argentina.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Os mandados foram cumpridos em nove Estados: Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, junto à cooperação do Ministério Público de Santa Catarina.

Leia mais

A operação faz parte de uma mobilização internacional contra infrações a direitos autorais. Participam os Estados Unidos, o Reino Unido, o Peru e o Paraguai, além do Brasil e da Argentina.

Ao todo, participaram da ação 16 órgãos e instituições, com destaque para o Conselho Nacional de Combate à Pirataria, para o ⁠Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a para a Premier League, organizadora do campeonato de futebol inglês.

Quais os efeitos da pirataria?

Segundo o governo, “as perdas para o setor cultural e criativo são significativas, mas os danos vão além do impacto econômico”. Um deles, por exemplo, é o risco de ter seu dispositivo contaminado por vírus.

“Policiais identificaram que os mesmos sites que distribuíam conteúdo sem autorização também espalhavam vírus e malwares – deixando os computadores dos usuários vulneráveis a roubo de dados e outros tipos de ataque”, aponta o ministério.

Em linhas gerais, malware é um termo para qualquer software malicioso projetado para danificar ou explorar vulnerabilidades em rede ou dispositivo programável

A pena para quem pratica pirataria no Brasil é de reclusão de dois a quatro anos e multa, segundo o artigo 184, parágrafo 3º do Código Penal Brasileiro, além de possibilidade de indiciamento por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Leia também: “Um grande cassino virtual”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 194 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade