Uma onça-parda matou um pitbull macho e feriu uma rottweiler fêmea em um sítio, no bairro Água Parada, na cidade de Palmital (SP). O caso aconteceu durante a madrugada do último domingo, 16.
Segundo o médico-veterinário responsável por atender o caso, Nivaldo Sedenho, o tutor percebeu os cortes no rosto do cão quando foi dar comida aos outros animais.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o profissional, os ferimentos na fêmea foram feitos pela patada do felino. O pitbull foi encontrado morto com marcas de mordida no pescoço.
O tutor disse que a briga deve ter acontecido depois de os cachorros ameaçarem a onça. O animal teria subido nas mangueiras para poder se proteger. Quando ela desceu, matou o pitbull e machucou o rottweiler antes de ir embora. Arranhões no tronco da árvore reforçam a história.
A cadela passou, no domingo, por um procedimento cirúrgico de três horas de duração. O animal, que permanece internado na clínica, apresenta um quadro grave de saúde.
Alesp aprova lei que permite venda de cães e gatos somente depois das castrações
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.477/23, que só permite a venda de cães e gatos no Estado depois de os animais passarem pelo processo de castração. O projeto proíbe a exposição dos animais em vitrines de pet shops.
O objetivo do PL é controlar a população animal. Uma melhora no bem-estar dos pets também foi considerada na decisão.
Leia também: “Onça e pecuária”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 221 da Revista Oeste