publicidade
Brasil

O espião russo disfarçado de estudante brasileiro

Identidade falsa do agente secreto foi descoberta pela CIA e o FBI

espião russo
Sergei Cherkasov, um operador de inteligência russo nascido em Kaliningrado, está preso no Brasil | Foto: Foto: Divulgação

Victor Muller Ferreira criou uma típica história de um estudante brasileiro que enfrentou dificuldades para chegar aos Estados Unidos e ser aceito em uma universidade do país. Como qualquer pessoa, ele realizava o sonho ao entrar para a graduação da Universidade Johns Hopkins, em Washington, em 2018.

O plano parecia perfeito, mas uma investigação das autoridades americanas descobriu a verdadeira história por trás do suposto estudante brasileiro. Victor Muller, na verdade, é Sergei Cherkasov, um operador de inteligência russo nascido em Kaliningrado.

Receba nossas atualizações

O espião russo passou quase uma década construindo o personagem de Ferreira. Sua “equipe” era um círculo restrito de operadores russos acionados subitamente para manter um espião disfarçado infiltrado na capital americana.

Usando o acesso que obteve durante seus dois anos em Washington, Cherkasov produziu relatórios para seus chefes no serviço de inteligência militar da Rússia. De acordo com o FBI, o espião levantou informações sobre o governo de Joe Biden, principalmente sobre a reação das autoridades da invasão da Ucrânia.

O personagem

A criação do personagem de Victor Ferreira começou sobre camadas de documentos fraudulentos. Uma segunda via de uma certidão de nascimento com o nome de Ferreira foi emitida propositalmente em 2009, um ano antes de Cherkasov entrar no Brasil, de acordo com registros judiciais brasileiros.

Em seguida, apareceu uma carteira de motorista com o nome de Ferreira, mas a foto era de outra pessoa. O rastro de documentos sugere que o caminho de Cherkasov foi aberto anteriormente por operadores e agentes russos já em campo no Brasil.

O serviço de inteligência da Rússia explorou vulnerabilidades nos sistemas brasileiros de imigração e registros cartoriais, ao mesmo tempo que se valeu de ajuda interna.

Depois de estabelecer sua base, Cherkasov passou a coletar documentos adicionais para comprovar residência sob a identidade de Ferreira, incluindo CPF, uma nova carteira de motorista, com uma foto que corresponde à sua aparência, e um passaporte brasileiro.

Durante esses anos iniciais no Brasil, Cherkasov arrumou emprego em uma agência de viagens que, suspeita o FBI, seria gerida por um operador russo.

Leia também

A descoberta

Conforme a graduação se aproximava, em 2020, Cherkasov se candidatou para diversos estágios e outras posições. Entre as instituições que ele mirava estavam as Nações Unidas e institutos do governo americano.

Ao se formar na faculdade americana, Cherkasov foi convidado para ocupar uma posição no Tribunal Penal Internacional, em Haia, nos Países Baixos. No entanto, a identidade do espião foi descoberta com ajuda do FBI e da CIA.

As agências americanas monitoravam o espião russo há meses. Em 20222,ao desembarcar na Europa ele foi interceptado, submetido a interrogatório, e colocado de volta num avião com destino ao Brasil.

Ao chegar no país, o espião preso, em abril daquele ano, e agora cumpre uma pena de 15 anos de cadeia por fraudar documentos relacionados a sua identidade falsa.

Às autoridades brasileiras, Cherkasov negou ser um espião russo. Disse que tudo não passava de uma confusão. Em uma mensagem interceptada a uma mulher russa, o espião disse que “ninguém fica preso aqui por falsificar um passaporte”.

Quase um ano depois, ele ainda permanece detido. Cherkasov está em uma penitenciária de segurança máxima de Brasília.

A Rússia nega que Cherkasov seja espião e solicitou sua extradição do Brasil apresentando o que as autoridades brasileiras consideram uma outra identidade falsa, alegando que ele não é nem estudante nem agente secreto, é na verdade um traficante de heroína procurado que fugiu da Rússia para evitar ser preso.

Com informações do jornal Washington Post

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Francisco
    Francisco

    Na verdade estão descobrindo agora que ele tem 04 dedos em uma mão, enganou milhões de pessoas , se associou a uma organização criminosa e traiu seu país
    merecendo assim ficar muitos anos na cadeia!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade