publicidade
Brasil

Nova fase da Operação Contenção terá ações em Muzema e Rio das Pedras

Em janeiro, ofensiva pretende dar sequência à ação no Alemão e na Penha contra o crime organizado

Nova operação no Rio de Janeiro: cerco ao crime organizado | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Nova operação no Rio de Janeiro: cerco ao crime organizado | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo do Rio de Janeiro definiu os locais e o período da segunda fase da Operação Contenção, depois da ofensiva policial nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital. A nova etapa está prevista para o fim de janeiro. Ela terá como foco principalmnete as comunidades da Muzema e de Rio das Pedras, ambas na Zona Oeste.

Deflagrada em outubro, a Operação Contenção mobilizou um amplo efetivo das forças de segurança estaduais. A ação reuniu agentes das polícias Civil e Militar. Além disso, envolveu unidades especializadas para desarticular organizações criminosas armadas, assim como reduzir a influência de facções em áreas estratégicas da cidade.

Receba nossas atualizações

Operação e seus resultados

Na primeira fase, as incursões se concentraram em regiões sob domínio do Comando Vermelho. As operações envolveram cumprimento de mandados judiciais, ações de inteligência, bloqueios de vias e apreensão de armamentos de alto poder de fogo, além de drogas e veículos usados pelo crime organizado.

O balanço oficial aponta que a ofensiva no Alemão e na Penha se tornou desse modo a operação policial mais letal já registrada no Estado. Ao todo, 121 pessoas morreram, incluindo quatro policiais. Segundo as autoridades, a maioria das vítimas identificadas possuía antecedentes criminais por crimes graves.

Leia também: “Dois pés na jaca”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 302 da Revista Oeste

A dimensão da operação provocou forte repercussão. Organizações de direitos humanos criticaram o uso da força e cobraram maior transparência e medidas para proteger a população civil durante as ações. Em contrapartida, levantamentos de opinião indicaram sobretudo apoio expressivo de moradores do Estado à atuação policial contra facções criminosas.

Para a segunda fase, a escolha da Muzema e de Rio das Pedras segue a estratégia do governo de avançar sobre áreas consideradas relevantes para a estrutura logística e financeira do crime organizado. As autoridades afirmam que a operação manterá o modelo de integração entre forças de segurança e o uso de inteligência para orientar as ações.

Leia mais notícias de Brasil na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.