publicidade
Brasil

MPT vai investigar responsabilidade da VoePass em queda de avião em Vinhedo (SP)

Procurador determinou a imediata abertura de procedimento para averiguar a ‘extensão dos fatos denunciados’ contra a companhia

Um avião ATR-72, do mesmo modelo da aeronave que caiu em Vinhedo | Foto: Divulgação/VoePass
Um avião ATR-72, do mesmo modelo da aeronave que caiu em Vinhedo | Foto: Divulgação/VoePass

O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou, neste sábado, 10, que vai investigar a responsabilidade da companhia VoePass na queda do avião em Vinhedo (SP), que deixou 62 pessoas mortas. Entre as vítimas do acidente, quatro eram trabalhadores da empresa. 

Segundo o procurador Marcus Vinícius Gonçalves, que determinou a imediata abertura de procedimento de apuração de responsabilidade na queda do avião em Vinhedo, é “evidente a lesão a direitos sociais indisponíveis ligados à segurança no meio ambiente de trabalho”.

Receba nossas atualizações

Gonçalves sinalizou que a atuação do MPT visa a “verificar a extensão dos fatos denunciados, apurar as devidas responsabilidades e adotar medidas que contribuam para obstar novos acidentes como o ora investigado”. O avião da VoePass caiu em Vinhedo na tarde de sexta-feira 9.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O procurador determinou a expedição de ofício à VoePass para que a companhia aérea apresente as Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) e os contratos de trabalho dos quatro tripulantes que morreram no acidente. 

Também intimou o Departamento de Polícia Federal de Campinas para que apresente os dados iniciais da investigação instaurada para apurar o acidente, além da Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para que informem o que foi apurado sobre o acidente até o momento.

O procedimento de investigação foi instaurado na sede do MPT da 15ª Região, localizado em Campinas (SP). 

FAB inicia perícia de caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo

Neste sábado, a FAB iniciou a perícia das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo. O Cockpit Voice Recorder (CVR – gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR – gravador de dados de voo) foram transferidos para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do Cenipa, em Brasília.

Os especialistas iniciaram os trabalhos preliminares de preparação, extração e degravação de dados das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo com 62 pessoas. A análise deve seguir de maneira ininterrupta durante este sábado, segundo nota divulgada pela FAB. 

Depois dessa perícia inicial das caixas-pretas do avião, chamada de Ação Inicial, a investigação segue para o estágio de Análise de Dados. Nessa fase será examinado as atividades relacionadas a todo o voo, que saiu de Cascavel (PR) rumo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Serão analisados:

  • Ambiente operacional
  • Fatores humanos
  • Estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura

O Cenipa deve divulgar, no prazo estimado de 30 dias, o relatório preliminar do acidente aéreo. 

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA
    JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA

    Revisor favor corrigir: “Nessa fase SERÁ EXAMINADO as atividades”….

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade