O meteoro mais potente deste ano foi avistado nos céus de Taquara, no Rio Grande do Sul, em 3 de outubro. O Observatório Espacial Heller & Jung registrou o momento em que o objeto espacial explodiu na atmosfera, às 2h26. Ao todo, o fenômeno durou 5 segundos.
Segundo Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório, a magnitude do meteoro é a maior registrada até o momento em 2022, atingindo -9. Na astronomia, quanto mais negativo o número, mais luminoso é o corpo celeste. A Lua cheia pode atingir -13, enquanto o Sol, objeto mais brilhante no céu, tem magnitude aparente de -27.
Jung explicou que o meteoro entrou na atmosfera a 107 quilômetros de altitude e foi extinto a 81,8 quilômetros. De acordo com o pesquisador, o corpo celeste faz parte da chuva October Gamma Puppids. É possível que outros meteoros dessa chuva sejam vistos nas primeiras semanas de outubro.
O fenômeno também foi avistado em outras cidades do sul do Brasil, como Florianópolis (SC), Canoas (RS), Timbé do Sul (SC), Chapecó (SC), Criciúma (RS), Tangará (SC) e Caxias do Sul (RS).
Os astrônomos disseram ainda que o meteoro é do tipo bólido (objetos que deixam uma trilha ionizada duradoura, explodindo no fim). Na maioria das vezes, são completamente vaporizados durante sua passagem pela atmosfera.
Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:
*Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.
*Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.
https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/