publicidade
Brasil

Marinha recebe 1ª fragata Tamandaré; Brasil negocia mais quatro com a Alemanha

Trata-se de uma parceria com o Grupo Embraer, detentor de 25% do consórcio

A Marinha ressalta que o programa é estratégico para a vigilância da Amazônia Azul | Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
A Marinha ressalta que o programa é estratégico para a vigilância da Amazônia Azul | Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Novos investimentos devem impulsionar a indústria naval brasileira. A Marinha e a empresa naval ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) assinaram um memorando para construir mais quatro fragatas da classe Tamandaré no estaleiro de Itajaí, em Santa Catarina. Trata-se de uma parceria com o Grupo Embraer, detentor de 25% do consórcio. O contrato definitivo, estimado em mais de R$ 10 bilhões, ainda será negociado.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Com a ampliação, a frota de fragatas da Marinha dobrará. A embarcação Mariz e Barros, última do primeiro lote, teve a construção iniciada em janeiro. O estaleiro planeja entregar a terceira unidade, Cunha Moreira, em julho. 

A Jerônimo Albuquerque, segunda fragata, foi lançada em 2025 e está em fase de testes, enquanto a Tamandaré, pioneira do grupo, aguarda incorporação oficial depois de avaliações que incluíram testes de armamento.

A Tamandaré (F-200) foi lançada ao mar em agosto de 2024. Passou por testes até dezembro de 2025. A Mariz e Barros (F-203), última do lote inicial, deverá ser lançada em novembro de 2027 e entregue em 2029.

Quando a F-203 for concluída, o estaleiro TKMS Brasil Sul terá atingido o pico de produção do programa. A indústria vai fabricar as quatro primeiras fragatas simultaneamente, com elevado índice de componentes nacionais. A iniciativa deve fortalecer a autonomia tecnológica do setor naval brasileiro.

Impacto econômico com a iniciativa da Marinha

O projeto gerou cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos. Além disso, mobilizou aproximadamente mil fornecedores pelo país. O conteúdo nacional alcançou quase R$ 5 bilhões, o que representa 40% do valor das quatro embarcações. 

O sistema de gerenciamento de combate (CMS), desenvolvido por Atech (Embraer) e Atlas Elektronic GmbH, integra sensores e armas. Fornece à Marinha total acesso ao código-fonte.

As fragatas da classe Tamandaré deslocam 3,5 mil toneladas, comportam um helicóptero e um drone de pouso vertical. Também operam em ambientes de superfície, aéreo e subsuperfície. Possuem 107 metros de comprimento, autonomia para 5,5 mil milhas náuticas (cerca de 10 mil km), velocidade máxima de 25 nós (47 km/h) e tripulação de 136 militares.

Objetivo do programa

Os navios serão equipados com mísseis antinavio Mansup e Exocet, mísseis antiaéreos CAMM, canhões de 30 mm e 76 mm, lançadores de torpedos e metralhadoras de grande calibre.

Leia mais: “Comandante da Marinha e Paulo Pimenta fazem encontro ‘secreto'”

A Marinha ressalta que o programa é estratégico para a vigilância da Amazônia Azul — área de 5,7 milhões de km² sob jurisdição brasileira no Atlântico. Além disso, garante a defesa das ilhas oceânicas, infraestruturas e rotas marítimas, fundamentais para o comércio exterior do país. As fragatas, junto dos submarinos do Prosub, atuam como instrumentos centrais de dissuasão de ameaças externas.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade