publicidade
Brasil

Marighella pode virar 'Herói da Pátria'

O terrorista escreveu um manual de guerrilha urbana

Carlos Marighella | Foto: Divulgação

O terrorista Carlos Marighella pode ter seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria. Na terça-feira 30, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados (CCC) aprovou o projeto de lei (PL) com a proposta.

Todavia, para ser executado, o texto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça. Além disso, ele deve ser ratificado pelas comissões do Senado, bem como pelo presidente da República. Caso uma dessas instâncias o rejeite, o PL que pretende incluir o nome de Carlos Marighela no Livro dos Heróis da Pátria entrará em discussão no plenário do Congresso. Apenas após todo esse trâmite, a homenagem oficial poderia ser feita.

Receba nossas atualizações

A deputada Alice Portugal (PCdoB-RJ) preside a CCC, e o parlamentar Airton Faleiro (PT-PA) ocupa a vice-presidência. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) relatou o PL no órgão. Todos são parlamentares de esquerda, assim como o terrorista.

“A proposição, ora sob análise desta Comissão de Cultura, pretende incluir no Livro dos Heróis da Pátria o nome de Carlos Marighella”, escreveu a relatora. “Consideramos a homenagem mais do que justa, uma vez que são inquestionáveis a dedicação e o heroísmo com que Marighella travou a luta pela liberdade.”

Entretanto, em seu Minimanual do Guerrilheiro Urbano, publicado em 1969, o ativista expõe uma faceta diferente da versão defendida por Jandira. O fã do ditador soviético Josef Stalin celebrava “a beleza que há em matar com naturalidade”. Na publicação, ele se orgulhava de afirmar que “ser ‘violento’ ou ‘terrorista’ é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada na luta contra a ditadura militar”. O compêndio ainda reserva um capítulo para ensinar ações como “assaltos, invasões, execuções, sequestros, terrorismo, sabotagem, guerra de nervos”.

Marighella no cinema

O diretor Wagner Moura lançou o filme Marighella: o Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, com uma visão similar à exposta pela parlamentar que quer colocá-lo no Livro dos Heróis da Pátria. Contudo, em sua Edição 86, a revista Oeste publicou uma reportagem mostrando a verdadeira história do terrorista.

Leia mais sobre:

20 comentários
  1. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO
    Nenhum desses FDP que sacaneiam os pobres votaram a favor.
    Cambadas de FDP
    Esse fuleiro que não ajuda a melhor a vida de seus patrícios no estado mais pobre do Brasil o Pará (porque sempre foi governado por gente imunda e comunista), a fegalli, que não é motivo de orgulho para que mulheres! entrem na política, e esta Alice que deveria ir prá Portugal, e que tem de saber não mora num “país das maravilhas”, todos deveriam ter vergonha na cara.
    João Figueiredo era vidente!!!

  2. fabio de souza arcas
    fabio de souza arcas

    Acho que deveríamos sugerir alguns nomes do PCC, CV a Vossas Excelências, já que o homenageado ensina a pratica crimes e terrorismo de estado, pobre Brasil, pobre do povo brasileiro que escolhe tão mal seus representantes.

  3. JOSE FERNANDO CHAIM
    JOSE FERNANDO CHAIM

    Não duvido, o brasileiro adora colocar bandido como herói !!!!!!

  4. Cláudio Francisco Orlando
    Cláudio Francisco Orlando

    Legislar??? Esses deputados da esquerda estão mais para autores de ópera bufa.

  5. Eduardo
    Eduardo

    Daqui uns dias o General Cândido Rondon será considerado genocida!

  6. Edilson Garcia
    Edilson Garcia

    Com a palavra o nobre deputado Airton Faleiro e as nobres deputadas Jandira Feghali e Alice Portugal, o que fez de bom mesmo para o Brasil o terrorista Carlos Marighella para ter seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria?

  7. Francisco
    Francisco

    O único verdadeiro herói da pátria que conheço é o contribuinte brasileiro que carrega nas costas esse bando de inuteis

  8. Graco Tadeu Lubambo Maia
    Graco Tadeu Lubambo Maia

    O Apocalipse está muito próximo.
    Não há outra hipótese para entender/aceitar uma proposta absurda dessas.

  9. Noel BOLSONARO Brasil
    Noel BOLSONARO Brasil

    MORTE ao comunismo e aos comunistas. Bando de assassinos, ladroes, vagabundos, devassos e nojentos!!!

  10. Davi AHS
    Davi AHS

    A extrema esquerda sabe que não engana mais ninguém com esse papo furado de que lutou e luta por liberdade.

    Lutou e luta pelo que havia na falecida URSS e no outro lado do Muro de Berlim, pelo que há em Cuba e na China. E isso não é liberdade. Basta ver como se comportaram os parlamentares e governantes de esquerda durante a pandemia, momento em que os instintos tirânicos liberticidas emergiram com uma força jamais vista, no Brasil e no mundo.

    O risco que temos para a nossa liberdade hoje, é decorrente de terem sido legalizadas essas organizações terroristas que passaram a usar a instituição democrática eleitoral para conquistar o poder e corroer as instituições. Alexandre Moraes, do STF, parece que entende disso.

    Isso aí é canalhice de fãs de ditaduras genocidas!

  11. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    Ditadores, terroristas e assassinos fascinam está gente.

  12. Antônio Soares De Mendonça
    Antônio Soares De Mendonça

    Isso não é comissão, é um puteiro! E quem está no livro heróis da Pátria? Sena, Pelé, Neymar etc? Deem o meu exemplar para essas putas da ccc.

  13. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Para ser sincero, jamais ouvi falar desse livro. Então, para mim, é totalmente indiferente… Heróis da Pátria, pois sim.

  14. Nilton Chiquetti
    Nilton Chiquetti

    Enquanto isso as reformas tão necessárias seguem paradas no Congresso…..

  15. Jose Moura da Silva
    Jose Moura da Silva

    Canalhas homenageando um terrorista assassino e igualmente canalha.

  16. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Será que os coleguinhas da CCC vão conseguir tal provocação à democracia? Isso não é ato antidemocrático STF?

    1. Noel BOLSONARO Brasil
      Noel BOLSONARO Brasil

      Esse tal de STF é composto por 9 coministas e um que ainda nao temos o raio x completo, nao é mesmo Kassio Nunes????

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade