publicidade
Brasil

Maio termina com chuva forte no Norte e no litoral do Nordeste

Boa Vista pode registrar os maiores volumes do país, enquanto parte da Bahia segue sob risco de temporais

As capitais da Região Norte devem registrar fortes chuvas com trovoadas | Foto: Divulgação/Pxhere
As capitais da Região Norte devem registrar fortes chuvas | Foto: Divulgação/Pxhere

A chuva forte deve marcar o tempo no Norte do Brasil neste domingo, 31. A previsão indica pancadas intensas no norte do Amazonas, no norte do Pará, em Roraima e no Amapá, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas.

Boa Vista deve ser a capital mais úmida do fim de semana, com acumulados previstos de até 80 milímetros. Macapá também exige atenção, com previsão de até 57mm. Manaus pode registrar até 30mm, enquanto Belém deve ter cerca de 20mm. No Acre, a chuva tende a ser leve e pontual. Já no Tocantins, especialmente no sul do Estado, a previsão indica tempo firme, com presença de nuvens e baixa chance de chuva.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

No Nordeste, as chuvas perdem força no leste da região ao longo do domingo, mas ainda há risco de pancadas fortes no litoral norte. Áreas próximas a São Luís, Parnaíba (PI), Fortaleza e Mossoró (RN) seguem com possibilidade de chuva, embora com menor intensidade em relação ao sábado.

A Bahia também deve sentir os efeitos da mudança no tempo. Em Salvador, os acumulados do fim de semana podem chegar a 58mm. Além disso, a chegada de ar frio deve deixar as temperaturas amenas no Estado. Durante a madrugada e a manhã, boa parte da Bahia pode registrar mínimas em torno de 15°C, com marcas próximas de 12°C em pontos isolados.

Previsão de chuva total acumulada até o final do domingo mostra que todo o litoral da Bahia será atingido por altos volumes de chuva | Imagem: Meteored

Sul e Sudeste terão redução da chuva

No Sul, o domingo será de tempo estável. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem ter muitas nuvens, mas sem previsão de chuva significativa. A tendência indica céu parcialmente nublado e ausência de temporais.

No Sudeste, as condições para chuva também diminuem. O Estado de São Paulo volta a ter tempo firme, com céu aberto durante o dia. Na capital paulista, a previsão é de sol com muitas nuvens e sem chuva. As informações são do site Meteored.

Leia mais:

Em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, ainda pode ocorrer chuva fraca e isolada ou garoa em pontos específicos durante a tarde. No entanto, não há previsão de temporais. Belo Horizonte pode registrar chuva fraca entre o fim da tarde e a noite. Na cidade do Rio de Janeiro, o potencial de chuva será baixo.

No Centro-Oeste, as instabilidades ficam restritas. Entre a tarde e a noite, há previsão de tempestades isoladas em uma faixa entre o sul de Mato Grosso, o norte de Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás, com maior potencial sobre Mato Grosso. Mesmo assim, os volumes previstos são baixos, em geral entre cinco e dez milímetros na maior parte da região.

Leia também: “O outono da confiança”, artigo de Fábio Silvestre Cardoso publicado na Edição 04 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.