publicidade
Brasil

Lula já gastou mais do que Bolsonaro, Temer e Dilma com o cartão corporativo

Comparação é feita entre os sete primeiros meses de cada governo

lula gastos cartão corporativo
Passa no crédito: Lula superou Bolsonaro, que havia superado Dilma, em gastos no cartão | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Durante o seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já registrou uma média de gastos recorde com o cartão corporativo. Ele já gastou mais do que seus antecessores Jair Bolsonaro (PL), Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT).

As despesas de Lula atingiram quase R$ 8 milhões nos sete primeiros meses de seu governo. É uma média mensal próxima de R$ 1,1 milhão faturados no Cartão de Pagamento do Governo Federal, nome oficial desse recurso.

Receba nossas atualizações

Gastos de Bolsonaro, Temer e Dilma

A título de comparação, o cartão de Bolsonaro somou R$ 5,3 milhões no mesmo período de seu mandato. Já as faturas de Temer e Dilma foram de R$ 3,8 milhões e R$ 4,9 milhões, respectivamente.

Todos os números estão com correção da inflação. As informações têm como base dados disponíveis no Portal da Transparência, conforme o jornal Folha de S. Paulo apurou.

lula gastos cartão corporativo
Cartão de Pagamento do Governo Federal é o nome oficial do cartão corporativo | Foto: Divulgação/EBC

Boa parte dos gastos diz respeito a viagens do presidente ao exterior, com destaque para destinos como Inglaterra, Japão e Itália. No entanto, os detalhes das despesas ficam em sigilo, sob responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU).

Sigilo dos gastos é alvo de debate

A divulgação completa e detalhada dos gastos tem sido debatida ao longo dos anos. No entanto, até que se chegue a um consenso, uma medida do Congresso visa a aprofundar o conhecimento sobre as despesas com o cartão corporativo do presidente Lula.

Trata-se do requerimento que a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou em junho. Nele, solicitam que o Tribunal de Contas da União (TCU) conduza uma auditoria nos gastos presidenciais.

Criação no último ano do governo FHC

O governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criou os cartões corporativos em 2001. Sua finalidade é cobrir, com mais agilidade e transparência, gastos com produtos e serviços, viagens, segurança, entre outras despesas gerais relacionadas ao exercício do cargo.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.