O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), emitiu um alerta laranja (perigo) para quase todos os Estados do país devido ao risco de chuvas intensas.
Apenas os Estados de Roraima, Amapá, Acre, Santa Catarina e Rio Grande do Sul não aparecem na previsão (confira no mapa abaixo). O Inmet publicou o alerta por volta das 9 horas desta quinta-feira, 26. O alerta vale até as 23h59 desta sexta-feira, 27.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Para as regiões atingidas, o Inmet prevê “chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h)”.
O instituto também alerta para o “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”.
O Inmet sugeriu as seguintes medidas à população:
- em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- não estacionar veículos próximos a torres de transmissão nem placas de propaganda; e
- se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Ocorrência de chuvas intensas durante a semana
Desde o início desta semana, o avanço de uma frente fria tem alterado as condições do tempo em grande parte do Brasil.
O sistema ampliou as áreas de instabilidade, reforçou as chuvas e estimulou a formação de um corredor de umidade entre as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Leia mais:
Há alertas para temporais, acumulados elevados de precipitação e risco de transtornos, como alagamentos e enxurradas.
O Inmet ainda indicou os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193) em caso de dúvidas. O instituto representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Leia também: “Imagem da Semana: A utopia da Biosfera 2”, coluna de Daniela Giorno, publicada na Edição 289 da Revista Oeste
Chuvas em Minas Gerais deixam 55 mortos e 13 desaparecidos
Inmet mantém alerta vermelho para chuvas intensas no Sudeste depois de tragédia em Minas Gerais
Lula aciona Força Nacional do SUS e Defesa Civil depois de fortes chuvas em MG
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.