O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “tempestade” e de “chuvas intensas” para diferentes localidades do território brasileiro, nesta terça-feira, 9. Estão em aviso partes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, com diferentes perigos e prazos de validade.
Válidos até a manhã desta terça, há dois chamados para “chuvas intensas”, conforme o órgão. O primeiro, amarelo e mais brando (mapa abaixo), compreende parte de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, boa parte do Pará, Maranhão e Piauí, o oeste da Bahia, quase todo o Estado de Minas Gerais, além de Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e norte do Paraná.
Receba nossas atualizações

Já o segundo, laranja (mapa abaixo), de “perigo”, cobre o sul de Mato Grosso e Goiás, todo o Distrito Federal, o oeste de Minas Gerais, boa parte de Mato Grosso do Sul, além do centro-oeste de São Pualo e do norte do Paraná.

Para o alerta amarelo, o Inmet avisa que espera chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já para a área do mapa em alerta laranja, de “perigo”, o órgão espera chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (entre 60 e 100 km/h). Há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Inmet avisa sobre risco de tempestade
Mais ao sul do Brasil, o órgão emitiu dois alertas para tempestade, válidos até a noite desta terça-feira, 9. Na área do alerta vermelho (mapa abaixo), espera-se chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

A abrangência do alerta amarelo (mapa abaixo) coincide com parte do alerta vermelho. Ele vale para todo o Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, boa parte do Paraná e o extremo-sul de Mato Grosso do Sul.
Para essa região, o órgão espera Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Instruções para a população
O órgão climático avisa a população para, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores. Isso porque há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, deve evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações e em caso de emergência, o Inmet disponibiliza os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ele representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.





































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.