publicidade
Brasil

Inmet amplia alertas de perigo para tempestades nesta quinta-feira, 29

Novos avisos indicam chuvas de até 100 mm e ventos de 100 km/h para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Entre os riscos apontados pelo Inmet estão falta de energia, alagamentos, danos em lavouras e tombamento de árvores em razão da intensidade das tempestades | Foto: Reprodução/Freepik
Entre os riscos apontados pelo Inmet estão falta de energia, alagamentos e tombamento de árvores em razão da intensidade das tempestades | Foto: Reprodução/Freepik

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o nível de gravidade meteorológica para diversas regiões brasileiras nesta quinta-feira, 29. Os novos alertas de “perigo” indicam tempestades severas e chuvas intensas que devem atingir o Sul e o Sudeste a partir da madrugada de sexta-feira, 30. O órgão prevê acumulados de até 100 mm por dia e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

As áreas sob maior risco incluem as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O alerta também abrange o sul de Minas, o Vale do Paraíba e o litoral sul paulista. Além da chuva volumosa, existe a possibilidade de queda de granizo, estragos em plantações e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

As autoridades recomendam que a população evite se abrigar sob árvores, por causa do risco de descargas elétricas. Outra orientação importante consiste em desligar aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia, se possível, para evitar danos durante os temporais.

Abrangência das tempestades e cuidados necessários

O mapa de alertas do Inmet também sinaliza perigo potencial para uma vasta faixa que corta o país, desde o Rio Grande do Sul até Roraima. No Nordeste e no Norte, Estados como Ceará, Maranhão e Pará registram avisos de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h. Nestas áreas, o risco de alagamentos e queda de galhos permanece ativo até o fim do dia.

No interior de São Paulo, cidades como Bauru, Marília, Araraquara e Ribeirão Preto devem registrar chuvas fortes entre 30 e 60 mm por hora. O mesmo cenário de instabilidade afeta Santa Catarina, com destaque para o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis, onde o solo encharcado exige atenção redobrada.

A população pode obter informações em tempo real pelo site do órgão ou por meio dos canais oficiais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Os alertas sonoros e mensagens de texto via SMS continuam como as principais ferramentas para informar moradores em áreas de risco.

Leia também: “Frente fria e ciclone favorecem chuvas intensas no Sul e Sudeste do Brasil”

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade