publicidade
Brasil

Imagens de drones revelam caos do CV no Rio de Janeiro; confira

Cenas aéreas capturadas pelos dispositivos revelam detalhes da resposta à ação policial nos Complexos do Alemão e da Penha

Barricadas em chamas no Rio de Janeiro
Barricadas em chamas no Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/Governo do Rio de Janeiro

Cenas aéreas capturadas por drones e divulgadas pelo governo do Rio de Janeiro neste domingo, 2, revelam detalhes da ação policial de grande porte contra o Comando Vermelho nos Complexos do Alemão e da Penha.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

As imagens expõem a intensidade dos confrontos ocorridos na terça-feira da semana passada, 28 de outubro. Barricadas em chamas, erguidas por suspeitos para frear o avanço dos agentes, bloquearam as ruas da região. Confira as cenas nos vídeos abaixo.

Os registros mostram emboscadas e ataques simultâneos. Em um dos vídeos, policiais civis, ao adentrarem uma região de mata, são surpreendidos por disparos sucessivos. Outra gravação destaca diferentes focos de incêndio no Complexo do Alemão, resultado das barreiras incendiárias utilizadas pelos criminosos.

Operação no Rio de Janeiro traz prejuízo ao crime organizado

Armas de fogo em exibição durante coletiva de imprensa. Segundo a polícia, agentes apreenderam as armas na operação policial mais letal da história do Brasil, no Rio de Janeiro (29/10/2025) | Foto: Reuters/Tita Barros

Na operação, participaram 2,5 mil agentes das Polícias Civil e Militar. O saldo inclui 121 mortos, sendo 117 criminosos e quatro policiais, além de 113 prisões efetuadas. Durante a ação, houve a apreensão de 120 armas, das quais 93 eram fuzis. O cálculo sobre o prejuízo ao crime organizado gira em torno de R$ 13 milhões.

De acordo com a Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos da Polícia Civil, parte das armas apreendidas teve origem em países como Venezuela, Argentina, Peru, Bélgica, Rússia, Alemanha e Brasil. Há, ainda, a suspeita de que fabricantes ilegais do interior de SP e de MG abasteciam o grupo criminoso.

Leia também: “Territórios sequestrados”, reportagem de Isabela Jordão e Uiliam Grizafis publicada na Edição 294 da Revista Oeste

Também foram localizadas armas desviadas das Forças Armadas, além de fuzis montados com peças contrabandeadas e componentes adquiridos pela internet. O material passa por perícia enquanto a Polícia Civil busca rastrear a procedência do armamento.

Leia mais: “Narcoestado”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 294 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.