publicidade
Brasil

Idoso serve café para ajudar garis

Ele também já atuou na profissão

café garis
Seu Lira tem 72 anos e há 15 serve café para os garis | Foto: Prefeitura de Nova Tebas

O idoso Antonio Laureano, de 72 anos, deixa uma garrafa de café para os garis todos os dias em que eles fazem coleta de lixo em sua rua, na zona rural de Nova Tebas, no Paraná. O site G1 divulgou a informação no domingo 9.

O gesto de solidariedade de Laureano, conhecido como Seu Lira, já se repete há 15 anos. Por quase duas décadas, ele tem deixado uma garrafa de café para os garis em um balcão improvisado numa tábua de madeira presa a uma árvore. Ele é aposentado, pai de quatro filhos, e “tem servido de inspiração para a vizinhança por deixar café quente para os trabalhadores”, diz a reportagem.

Receba nossas atualizações

Leia também

“Eu sei que é sofrido”, diz Seu Lira. “Quando a gente trabalhava, chegar e ter café era tão bom. Isso fica na mente da gente e cinco minutos que eles pararem não mudam nada no dia a dia deles, né?”, completou.

Idoso que deixa café para garis também já atuou na profissão

café garis 2
Garis tomam o café de Seu Lira no Paraná | Foto: Prefeitura de Nova Tebas

Seu Lira nasceu em Vera Cruz, no Estado de São Paulo. Ele começou a trabalhar com apenas 13 anos de idade, como operador de máquina. E chegou a trabalhar um ano como gari.

Antes de se mudar para o Paraná, ele morou na capital paulista e também em Mato Grosso. Em 1973, no dia 1º de agosto, Lira e sua mulher se mudaram para Nova Tebas, na Vila Rural Esperança. No município do interior paranaense, ele trabalhou como funcionário da prefeitura até 2018, quando se aposentou, aos 67 anos de idade.

Seu Lira conta que o tempo em que trabalhou como gari o marcou e fez com que ele tivesse um olhar mais atencioso para os coletores de lixo da cidade. Ao longo dos anos, o café do aposentado passou a ser cada vez mais requisitado, além de fazer parte da rotina de trabalho dos garis.

Segundo Lira, os coletores de lixo param para um cafezinho em sua árvore “mesmo debaixo de chuva”. O gari Edson Carlos Alves, de 48 anos, disse que a atitude do idoso até “muda o sorriso”. 

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade