publicidade
Brasil

Governo reconhece situação de emergência em 14 municípios

São afetados por chuvas intensas, estiagem ou seca municípios de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência em 14 municípios brasileiros | Foto: Marcelo Camara/Agência Brasil

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta segunda-feira, 20, a situação de emergência em 14 cidades afetadas por desastres climáticos. A medida foi tomada por meio da Defesa Nacional e publicada em duas portarias do Diário Oficial da União (DOU).

As portarias mostram que três municípios tiveram a situação de emergência reconhecida por ser atingidos por chuvas intensas: Caiçara do Rio do Vento, no Rio Grande do Norte; Juatuba, em Minas Gerais; e Guariba, em São Paulo. 

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Ao todo, oito dos municípios estão em situação de emergência em decorrência da estiagem, que é um período com um registro baixo ou nulo dos índices pluviométricos ocasionada pela falta prolongada de chuvas.

Segundo a portaria, encontram-se em estiagem as seguintes cidades: Estrela de Alagoas (AL); Custódia em Pernambuco; Piquet Carneiro no Ceará; José da Penha no Rio Grande do Norte; Conceição e Lagoa Seca na Paraíba; além de Ibotirama e Planalto na Bahia.

Outros três municípios brasileiros são atingidos pela seca, cuja característica é um período de tempo seco com período mais prolongado da ausência de chuva do que a estiagem, ocasionando grave desequilíbrio hidrológico.

As cidades em situação de emergência pela seca são: Quiterianópolis, Arneiroz, Jaguaribe, todos localizados no Estado do Ceará.

Apoio às regiões em situação de emergência

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, as cidades com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública têm a possibilidade de solicitar à pasta recursos para ações de Defesa Civil.

Essa solicitação deve ser realizada por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Deve-se enviar informações dos planos de trabalho. 

A partir desse envio, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.