O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo federal vai investigar possíveis falhas nos diques de contenção de lagos e rios no Rio Grande do Sul. A responsabilidade por essas estruturas é dos municípios, mas suspeita-se que a manutenção esteja inadequada e que as adaptações necessárias para os novos modelos urbanos sejam insuficientes.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em um comunicado realizado na quarta-feira 15, no Rio Grande do Sul, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outros ministros, foi ressaltado que a situação da Lagoa dos Patos é uma das prioridades do governo.
Possíveis intervenções e reformas
Renan Filho informou que engenheiros e técnicos vão estudar a viabilidade de uma obra para direcionar a água da Lagoa dos Patos para o oceano, embora isso possa implicar o desmatamento de parte da vegetação local.
O governo também anunciou planos para reformular o sistema de proteção contra cheias na Região Metropolitana de Porto Alegre. Tais medidas incluem meio para a retenção de água na Lagoa dos Patos e a contenção das bacias contribuintes. Filho enfatizou que diferentes abordagens podem resolver o problema.
“A solução técnica, quem vai dar, é a engenharia e o meio ambiente; primeiro, vamos estudar a viabilidade de obras, para depois executá-las”, explicou o ministro.