publicidade
Brasil

Governo do Paraná lamenta mortes em explosão de cooperativa

O governo estadual também decretou luto oficial de três dias

Explosão Palotina Paraná
Explosão Palotina

Depois da explosão de um conjunto de armazéns graneleiros na cidade de Palotina, localizada no oeste do Estado do Paraná, nessa quarta-feira 26, o governo estadual se manifestou ao lamentar o grave incidente. Logo depois da explosão, as autoridades enviaram ao local todo o apoio necessário para a operação de busca por sobreviventes e auxílio médico para os feridos. O Estado do Paraná decretou luto oficial de três dias.

Por volta de 35 bombeiros militares e 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático — Gost —, equipe especializada, além de cães treinados, foram enviados ao local do acidente. Até o momento, foram confirmados oito óbitos e 11 feridos, que foram encaminhados para hospitais na capital, Curitiba.

Receba nossas atualizações

Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná, está em viagem oficial aos Estados Unidos, de onde lamentou profundamente o ocorrido: “O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando”. Darci Piana, governador em exercício, deslocou-se ao município nesta quinta-feira, 27, a fim de prestar solidariedade às famílias e a amigos das vítimas.

silo Paraná
Armazéns que explodiram da C.Vale | Foto: Reprodução/C.Vale

“É um momento muito triste para o nosso Estado”

Darci disse: “É um momento muito triste para o nosso Estado. Reforço meu apoio e minha solidariedade aos cooperados da C.Vale (empresa dona dos armazéns que explodiram) e suas famílias. O governo do Estado não medirá esforços para ajudar as pessoas impactadas pela tragédia”.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) permanece em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado e auxilia os municípios do oeste por meio da Regulação de Leitos. O governo do Estado permanece mobilizado a fim de manter o apoio à cidade de Palotina e a seus moradores.

Não foi um silo que explodiu no Paraná

A estrutura que explodiu em Palotina, tecnicamente, não foi um silo, mas, sim, um conjunto de armazéns graneleiros. Os dois tipos de estrutura, no entanto, têm a mesma finalidade: fazer a armazenagem de grãos. Um silo, porém, tem o formato cilíndrico e permanece na vertical, a explosão na empresa paranaense ocorreu numa construção que ficava na horizontal.

Leia também

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Armazéns onde se manuseiam grãos são “áreas classificadas”, ou seja, áreas com risco de explosão, cujas instalações elétricas devem cumprir normas específicas para esse tipo de ambiente. A poeira gerada nesses locais é como se fosse um gás inflamável. O perigo está sempre presente. É necessária uma perícia para identificar a causa do ocorrido. Lamento as mortes. Que Deus dê consolação às famílias.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.