publicidade
Brasil

Fogo destrói quase 6% da Floresta Nacional de Brasília

Chamas consumiram 220 hectares nesta terça-feira, 9, o que deixou áreas urbanas do Distrito Federal em alerta

Fogo destrói quase 6% da Floresta Nacional de Brasília
Cerca de 160 pessoas participaram da operação de combate ao incêndio | Foto: Reprodução/X

O avanço das chamas na Floresta Nacional de Brasília, registrado nesta terça-feira, 9, resultou na destruição de 220 hectares, o equivalente a 5,86% da área protegida. A visitação pública na unidade segue suspensa enquanto são feitas avaliações das condições de segurança no local.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal informou que conseguiu controlar o fogo na manhã desta quarta-feira, 10, e fez o rescaldo para prevenir novos focos. Equipes seguem realizando rondas frequentes para monitorar a região e evitar a reativação das chamas.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Cerca de 160 pessoas — entre brigadistas, servidores e bombeiros militares — participaram da operação de combate ao incêndio, que usou um helicóptero e um avião Nimbus. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) relatou ainda uma nova ignição na madrugada, perto da área 26 de setembro, já controlada pelas equipes de resposta.

Atualmente, 30 profissionais de diferentes instituições, incluindo ICMBio, Instituto Brasília Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, permanecem em campo para garantir a vigilância e a proteção da floresta.

No total, o Corpo de Bombeiros atendeu a 43 ocorrências de incêndio em vegetação na terça-feira, que somaram 394,78 hectares queimados em todo o Distrito Federal. Os dados referem-se apenas a incêndios em vegetação, portanto excluem ocorrências em lixo, entulho ou queimadas controladas.

Além da floresta, fogo atingiu parque ecológico

Além disso, o Parque Ecológico Canela de Ema, em Sobradinho, também foi atingido por um incêndio de grandes proporções na mesma tarde. Moradores relataram grande quantidade de fumaça próxima das residências, especialmente no Setor de Mansões, embora a extensão da área queimada não tenha sido informada.

Durante o episódio, moradores relataram ter visto o fogo se aproximando das casas, e a fumaça intensa tomou conta das ruas. Em razão do período de seca, o Corpo de Bombeiros reforça orientações para a prevenção de incêndios na região.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade