publicidade
Brasil

Exposição sobre Vinicius de Moraes chega ao MAR 

Evento no Rio de Janeiro reúne mais de 300 peças raras do poeta e compositor

Retrato de Vinicius de Moraes: artista completaria 112 anos neste domingo, 19 | Foto: Reprodução/Projeto Portinari
Retrato de Vinicius de Moraes: artista completaria 112 anos neste domingo, 19 | Foto: Reprodução/Projeto Portinari

O quadro “Retrato de Vinicius de Moraes” (1938), de Cândido Portinari, recebe o público na entrada da exposição “Vinicius de Moraes — Por toda a minha vida”. A inauguração do evento será neste sábado, 18, no Museu de Arte do Rio (MAR). Exposta pela primeira vez na capital fluminense, na véspera dos 112 anos de nascimento do poeta e compositor, a pintura abre o percurso que mergulha na vida e na obra de um dos maiores nomes da cultura brasileira.

“Ele era fascinado por esse quadro. Sempre que se separava de uma mulher, levava só duas coisas: o retrato e a escova de dentes”, relembra o jornalista José Castello, conforme reportagem de O Globo. Castello é o autor da biografia Vinicius de Moraes: o poeta da paixão (1994). O escritor admite não se recordar do número exato de casamentos do artista (foram nove).

Receba nossas atualizações

Exposição tem manuscritos, fotos e instrumentos

Depois de passar pelo Farol Santander de São Paulo, em 2022, e por Porto Alegre, em 2024, a mostra chega ao Rio com mais de 300 peças. Inclui raridades como os manuscritos do poema Soneto de fidelidade e das letras de clássicos como Garota de Ipanema (1963) e Chega de saudade (1959) – composições em parceria com Tom Jobim. Além disso, tem Tarde em Itapuã (1977), ao lado de Toquinho.

O público também poderá ver o jornal O Mexerico, criação de Vinicius quando tinha 8 anos. Há documentos originais, fotografias ao lado de Chico Buarque e Maria Bethânia, e ainda um piano e um violão que pertenceram ao artista.

Leia também: “Imagem da Semana: Expresso Oriente”, artigo de Daniela Giorno publicado na Edição 291 da Revista Oeste

Dividida em cinco núcleos, a exposição percorre diferentes fases e facetas do homenageado — do diplomata ao poeta, do boêmio ao compositor consagrado. “Essa exposição no Rio tem um sentido especial porque Vinicius de Moraes é um personagem carioca na sua essência”, diz Helena Severo, ex-secretária municipal de Cultura do Rio e uma das curadoras da mostra, ao lado do poeta Eucanaã Ferraz.

Ela acrescenta que Vinicius pertence a uma geração que produziu grandes transformações na cultura brasileira — muitas delas tendo o Rio como epicentro. “Foi nesse período que surgiram a bossa nova, o Cinema Novo, a poesia concreta, o teatro de vanguarda, e de tudo isso Vinicius participou, sempre com um espírito libertário”.

‘Orfeu da Conceição’ e a parceria com Tom Jobim

Entre os destaques do percurso está o espetáculo “Orfeu da Conceição” (1956), que marcou o início da parceria histórica entre Vinicius e Tom Jobim. Uma sala inteira é dedicada à obra, com cartazes de divulgação assinados por Djanira, Carlos Scliar e Luiz Ventura, croquis de figurinos, um desenho de Oscar Niemeyer para o cenário e fotografias de cena da “tragédia carioca”, apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O espaço também exibe cartazes e trechos do filme “Orfeu negro” (1959), dirigido pelo francês Marcel Camus, adaptação da peça que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, consagrando internacionalmente a criação de Vinicius.

+ Leia mais notícias de Cultura na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.