publicidade
Brasil

Ex-candidata do Psol presa com brigadeiros de maconha obtém liberdade e vai responder por tráfico

Juiz aceitou denúncia do Ministério Público e expediu alvará de soltura para a ativista trans

Brunella Hilton, ex-candidata a vereadora de São Paulo pelo Psol, recebeu 1,1 mil votos nas últimas eleições municipais | Foto: Reprodução/Instagram
Brunella Hilton, ex-candidata a vereadora de São Paulo pelo Psol, recebeu 1,1 mil votos nas últimas eleições municipais | Foto: Reprodução/Instagram

A Justiça de São Paulo concedeu liberdade provisória a Brunella Hilton, ex-candidata a vereadora pelo Psol, presa em 2 de março por vender brigadeiros de maconha, que consiste no crime de tráfico. Ela foi detida durante operação policial na Avenida São João, no centro da capital paulista.

A decisão foi concedida na última quinta-feira, 20, pelo juiz Carlos Eduardo Lora, da 3ª Vara Criminal, que deferiu um pedido da defesa da psolista, que é uma mulher trans e ativista de movimentos LGBT+. Na decisão, ele também recebeu a denúncia do Ministério Público. Com isso, ela se torna ré por tráfico de drogas

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Para colocar a ex-vereadora em liberdade, o magistrado entendeu que Brunella estava em posse “apenas” de maconha, e não de outras drogas. Ele considerou não muito elevada a quantidade de droga em posse de Brunella e destacou que ela não tinha antecedentes criminais.

Tribunal de SP decide favorável a aluno trans
Palácio da Justiça de São Paulo | Foto: Divulgação/TJSP

Ao g1, o advogado da psolista, Roberto Guastelli, disse que seus direitos como travesti também foram violados, porque a polícia e o sistema judiciário usaram seu nome morto, ou seja, o nome de registro de nascimento antes da transição de gênero. Ela foi registrada como Bruno Rocha Ferreira, mas alterou os documentos para ser tratada por “Bruna”.

Relembre o caso da ex-candidata do Psol presa com brigadeiros de maconha

Brunella foi presa em 2 de março, quando policiais militares encontraram mais de 800 gramas de brigadeiros com ela. Depois de sua prisão, Brunella participou de uma audiência de custódia no Fórum Criminal da Barra Funda. Na ocasião, um defensor público solicitou sua libertação, mas a Justiça de São Paulo negou o pedido.

Ela foi transferida para o Centro de Detenção Provisória Pinheiros II, localizado na zona oeste de São Paulo. Brunella optou por não informar sua família sobre a prisão, o que levou sua mãe a registrar um boletim de ocorrência por desaparecimento em 15 de março.

Posteriormente, a 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas informou à família que Brunella estava detida.

Brunella participou da candidatura coletiva Bancada dos LGBTQIA+ do Psol na última eleição municipal, em 2024. Essa candidatura conseguiu atrair 1.113 votos.

A psolista seguirá respondendo a processo por tráfico de drogas.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra
    Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra

    Candidato. Travesti não é mulher. O mundo não tem jeito enquanto se viver em mentira.

  2. Christian
    Christian

    Nunca vi tanto traficante ser solto como no Brasil.
    Daqui a pouco vão autorizar plantar Maconha e ai, ferrou de vez.

  3. Indignado
    Indignado

    E ainda há mil e tantos imbecis que votam nesse traste.

  4. Denis R.
    Denis R.

    Imaginem se ela fosse do PL… certamente o juiz daria 40 anos de prisão para o Bolsonaro!

  5. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    A pena por tráfico no Brasil é a liberdade, batom em estátua da cadeia pesada

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade