publicidade
Brasil

Em busca de emprego, venezuelanos fogem para o Brasil

60 mil refugiados já possuem carteira assinada e 6,6 mil são empreendedores individuais no país

Venezuela
Venezuelanos em Pacaraima, Roraima | Foto: Isaac Amorim/MJ

Os venezuelanos formam o maior contingente de refugiados e solicitantes de refúgios no Brasil.

De 2016 a junho deste ano, foram realizados 64 mil pedidos de refúgio no país entre 121 nacionalidades. Do total, 78% (quase 50 mil) eram de venezuelanos. A segunda nacionalidade com mais requisições é a senegalesa, com 5% (3,2 mil pedidos). Os dados são do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça.

Receba nossas atualizações

Em 2015, o Brasil analisou somente 25 pedidos de refúgio de venezuelanos. Nos anos seguintes, embora as travessias pela fronteira já estivessem ocorrendo, as solicitações de refúgio começam a ser executadas, motivadas, essencialmente, pela violência e pelo colapso econômico do país vizinho.

Em 2019, o número saltou para pouco mais de 20 mil pedidos, representando 94% das solicitações de venezuelanos analisadas naquele ano.

A razão disso é a mudança da estratégia geopolítica entre os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), que incentivou o Conare a reconhecer o status de “grave e generalizada violação de direitos humanos” cometida pelo ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.

Segundo o Ministério da Cidadania, quase 79 mil venezuelanos já foram interiorizados para 844 municípios de abril de 2018 a junho deste ano.

Em 2022, até junho, haviam sido interiorizadas 12,5 mil pessoas. Manaus é o município que mais recebeu venezuelanos (5,2 mil). Em seguida aparecem Curitiba (5,1 mil), São Paulo (4,2 mil), Dourados (3,3 mil) e Chapecó (2,8 mil).

Além dos mais de 6,6 mil empreendedores formais venezuelanos espalhados pelo país, há aproximadamente 60 mil empregados com carteira assinada. O número é celebrado inclusive pelo governo brasileiro, que desde 2018 executa junto com o Exército a Operação Acolhida. O propósito é aliviar o estresse na fronteira de Roraima, principal ponto de entrada de venezuelanos.

Relacionadas

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Finlab
    Finlab

    Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.

    Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.

    Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.

  2. MF
    MF

    Esse fato não deve ser divulgado ao mundo?
    Como fazer isso? Um dos maiores acolhimentos do mundo, evitando que esses milhares de pessoas morram de fome.

  3. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    BRASZILZILZIL….. a cloaca do mundo!!
    Até quando meu Deus?!

    Vcs sabiam que esta escória votam aqui?!?!
    NÃO né!!
    Tem um faxineiro no meu prédio venezuelano,,,, sabem em que o FDP vai VOTAR?!?
    no Capiroto!
    NÃO TENHAM DÓ DESSAS PESSOAS GENTE!
    Nem chileno, nem argentino, venezuelano, cubano, etc etc etc….latino é fod@ ….são muito lixos. Já temos os nossos aqui e ainda estamos “importando.”

  4. Emerson
    Emerson

    E se o condenado voltar pro Planalto com o golpe que se aproxima, irão p onde…?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.