publicidade
Brasil

Depois de três meses, China derruba embargo à carne brasileira

A informação foi divulgada hoje pela alfândega do país asiático

carne

Depois de três meses, o veto da China às exportações da carne bovina brasileira chegou ao fim.

A informação foi confirmada a Oeste pela Associação Brasileira de Frigoríficos, que recebeu o comunicado oficial do Ministério da Agricultura.

Receba nossas atualizações

A “atualização” foi publicada no site da alfândega chinesa nesta quarta-feira, 15. “Retomar a exportação da carne bovina desossada do Brasil”, determinou um trecho do comunicado.

O Brasil suspendeu as exportações de carne bovina para a China em 4 de setembro, depois de detectar dois casos atípicos de doença da vaca louca. Os casos foram considerados incomuns por serem de um tipo espontâneo, e não por transmissão no rebanho.

Especialistas e pecuaristas esperavam a retomada breve das atividades, mas, devido à relutância do governo chinês em liberar o embarque, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil estimou um prejuízo de até US$ 1,8 bilhão.

Em entrevista a Oeste, Maurício Palma Nogueira, diretor da consultoria Athenagro, disse que o veto chinês era uma pressão para forçar a queda no preço da carne.

A China é o principal comprador de carne bovina nacional e corresponde a 60% dos embarques feitos nos portos brasileiros.

A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, comemorou a decisão. “É uma boa notícia que era esperada por nós há um bom tempo”, disse, em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.

Relacionadas

2 comentários
  1. Agnaldo
    Agnaldo

    O Brasil, graças ao espetacular agronegócio, é um gigantíssimo produtor de carne.
    É óbvio q o embargo chinês não passa de chantagem, a velha prática chinesa em tudo.
    A ditadura chinesa joga pesado, mas o agronegócio brasileiro tem cacife e mercado consumidor para pagar o blefe chinês. Enquanto isso, a China com seus 1,4 bilhão de habitantes, não.
    Não há país q consiga suprir a falta das exportações brasileiras à China.
    Além disso, tem outro coringa, Vladimir Putin, que tem uma chance de ouro, pois a Rússia por mais de uma vez se mostrou disposta a comprar até o excedente deste produto, o que deixa a China sem oferta de carne para sua população, embora tenhamos um desafio a vencer nos defensivos agrícolas, mercado dominado pela China.

    Por isso, na ida à Rússia, Bolsonaro precisa tratar este tema como importante barreira de proteção a embargos deste tipo.

    Felizmente, agradeço e parabenizo nossos compatriotas do campo por este belíssimo trabalho.
    Incluo neste agradecimento meu amigo da cidade de Castro (PR) que colabora grandemente no setor e pelo nosso amado Brasil.

    Permaneçam firmes com fé em Deus e trabalho. Venceremos.

    O Brasil está com vcs.

  2. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Se pudéssemos embargar tudo que é prejudicial ao Brasil…

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade