publicidade
Brasil

Depois de operação, cúpula do CV é transferida para presídio de segurança máxima

Dez criminosos da liderança da facção ficarão na penitenciária de Bangu 3

Comando Vermelho, facção criminosa do Rio de Janeiro
Comando Vermelho, facção criminosa do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Dez criminosos da cúpula do Comando Vermelho (CV), presos em Bangu 3, foram transferidos na noite da terça-feira 28 para Bangu 1, penitenciária de segurança máxima do Estado. A medida tem caráter provisório.

Segundo o governo fluminense, o grupo permanecerá em isolamento até que sejam concluídos os trâmites de transferência para presídios federais, solicitada pelo governador Cláudio Castro (PL). O objetivo é enfraquecer a estrutura do CV dentro do sistema prisional e dificultar a comunicação entre as lideranças.

Receba nossas atualizações

“Adotamos todas as providências preliminares para que essa transferência se dê o mais rapidamente possível”, afirmou o secretário de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, à CNN.

A decisão ocorre um dia depois da Operação Contenção, que deixou 119 mortos e 113 presos, segundo balanço da Polícia Civil. O número supera o massacre do Carandiru, em São Paulo, em 1992, quando 111 presos foram mortos.

O governador Cláudio Castro declarou que todos os mortos pertenciam à facção criminosa e que entre eles há integrantes de outros Estados. As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas.

As vítimas dos criminosos do CV

Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, Rodrigo Velloso Cabral, Cleiton Serafim Gonçalves e Heber Carvalho da Fonseca foram mortos durante operação contra o crime organizado no Rio de Janeiro | Foto: Reprodução
Da esquerda: Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, Rodrigo Velloso Cabral, Cleiton Serafim Gonçalves e Heber Carvalho da Fonseca foram mortos durante operação contra o crime organizado no Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/Redes sociais

Entre as vítimas dos criminosos, estão quatro policiais — dois civis e dois militares. Nove pessoas ficaram feridas, sendo três moradores e seis agentes de segurança.

A maioria dos corpos foi retirada por moradores de uma área de mata no Complexo da Penha, na zona norte do Rio. Voluntários usaram carros emprestados para levar os cadáveres dos faccionados até a Praça São Lucas, onde foram enfileirados.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar quem retirou os corpos da mata. O secretário de Segurança Pública, Felipe Curi, afirmou que há suspeita de fraude processual, já que alguns mortos estariam vestidos com roupas camufladas.

Detalhes da operação

A operação mobilizou 2,5 mil agentes, entre policiais civis e militares, com apoio do Ministério Público. Foram apreendidas 118 armas, sendo 91 fuzis, além de drogas e munições.

Entre os presos está Thiago do Nascimento Mendes, o Belão do Quitungo, apontado como braço direito de Edgar Alves Andrade, o Doca, um dos principais líderes do CV — que segue foragido.

O Disque Denúncia oferece R$ 100 mil por informações sobre o paradeiro de Doca, o mesmo valor pago no passado por pistas de Fernandinho Beira-Mar.

1 comentário
  1. Messias Rodrigues Pereira
    Messias Rodrigues Pereira

    Deveria ser trsnsferidos era para o ceminterio a população do bem iria agradecer eternamente ao gov. Castro.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade