publicidade
Brasil

Depois de fuga em Mossoró, Fernandinho Beira-Mar é transferido de presídio

Líder do Comando Vermelho, traficante foi levado para penitenciária no Paraná

Fernandinho Beira-Mar foi transferido para Catanduvas | Foto: Brunno Dantas / TJ-RJ

Um dos líderes do Comando Vermelho, Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, foi transferido no sábado 2 da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para Catanduvas, no Paraná.

Essa transferência ocorreu depois da primeira fuga de detentos em uma unidade federal de segurança máxima, ocorrência até então inédita no país.

Receba nossas atualizações

Junto com Beira-Mar, outros 23 detentos foram transferidos para diferentes unidades federais. O Brasil tem atualmente cinco presídios de segurança máxima sob a coordenação da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça:

  • presídio Federal de Catanduvas (PR);
  • presídio Federal de Campo Grande (MS);
  • presídio Federal de Mossoró (RN);
  • presídio Federal de Porto Velho (RO); e
  • presídio Federal do Distrito Federal (DF).

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Essas unidades prisionais de segurança máxima são projetadas para abrigar detentos considerados de alta periculosidade.

Fernandinho Beira-Mar é transferido de presídio de Mossoró depois de fuga

juiz mossoró presos fugiram
Os foragidos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça estavam no mesmo presídio de Fernandinho Beira-Mar | Fotos: Ministério da Justiça e Segurança Pública/Reprodução

A transferência de Fernandinho Beira-Mar ocorreu depois da fuga de Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 34 anos. Eles fugiram há 20 dias, ao escapar por um buraco nas celas.

Até agora eles não foram encontrados, apesar da força-tarefa que reúne mais de 500 homens da Polícia Federal, Polícias estaduais e Força Nacional. Os agentes concentram as buscas nas proximidades de Mossoró.

+ Depois de denúncia, PF faz novas buscas por fugitivos de Mossoró

Ambos são do Acre e têm conexões com o Comando Vermelho, facção liderada por Fernandinho Beira-Mar, que também estava preso na unidade. Essa foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal brasileiro. 

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Christian
    Christian

    Este aí já viajou mais de jatinho do que muitos brasileiros.

  2. James
    James

    Isso de cara, parece ser uma coisa boa MAS, é uma moeda com duas faces.
    Se os condenados, não forem isolados de outros detentos, podem utilizar-se do ” turismo judiciário”, para reorganizar o crime organizado, na cara do sistema! E isso é fazer o cidadão honesto e pagador de impostos, de TROUXA e dar poder ao crime organizado.
    Aquela máximade punitiva, aplicada às senhoras católicas que rezavam em Brasilia, seria ótima neste caso, os advogados das partes condenadas, deveriam ser proíbidos por lei, de se intercomunicarem ! Faz todo sentido!
    Uma vez que a sentença foi dada, não faz sentido nenhum, nenhum clube do bolinha!
    #IsolamentoTotal !

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade